2024/11/06

Notícias do dia

Android 16 chega a 3 de Junho de 2025; Japão testa satélite de madeira; iPhones vão mostrar estimativa do tempo de carregamento; WhatsApp testa pesquisa de imagens no Google para facilitar identificação de imagens usadas indevidamente; e Find My ganha partilha temporária de dispositivos perdidos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer exemplares do livro IPv6 - O Caminho para a Internet do Futuro.

UE prepara nova multa à Apple por causa da App Store

A UE está a preparar nova multa potencialmente "bilionária" à Apple, devido às práticas anti-concorrenciais na App Store, nomeadamente a nível de impedir que as apps pudessem fazer referência a formas de pagamento externas, mais baratas.

Em Agosto a Apple começou a permitir que as apps fizessem isso, mas embora afrouxasse os requisitos de um lado, continua a insistir no pagamento de taxas mesmo que as apps usem esses pagamentos externos. Relembre-se também que, em vez da Apple usar todas as exigências do DMA como forma de promover a abertura das suas plataformas, continua a fazer exactamente o oposto, passando até a bloquear a execução de apps não assinadas no macOS.


Nvidia ultrapassa Apple e expulsa Intel do Dow Jones

Depois de ter atirado a Intel para fora do índice Dow Jones, a Nvidia continua a tirar partido da imensa procura por chips AI, voltando a ascender ao topo da tabela de empresas mais valiosas, superando os $3.38T da Apple com um valor de $3.43T.

Embora não seja a primeira vez que tal acontece, desta vez antevê-se que a Nvidia consiga aguentar-se nesta posição e até afastar-se da Apple, ao contrário do que aconteceu em Junho, em que a Nvidia ultrapassou a Apple mas apenas por um dia. Ao estilo dos empresários que fizeram fortuna a vender pás e picaretas durante as "corridas ao ouro", a Nvidia pode lucrar com todas as empresas que se querem manter na vanguarda a tecnologia AI, vendendo os chips e sistemas que actualmente são os mais poderosos e desejados para essa função.


Tesla abre acesso a empresas

A Tesla dá um passo no sentido de atrair novos serviços criando uma plataforma de acesso "Tesla for Business", que permite que apps e serviços possam aceder a dados de viaturas (que tenham dado as devidas permissões de acesso).

Isto será particularmente atractivo para empresas com grandes frotas de veículos Tesla, que assim os poderão integrar com os seus sistemas, a nível de controlo de acesso, utilização, custos, etc. A Tesla faz referência expressa a que a plataforma permite o acesso a toda a gama de produtos Tesla, pelo que além dos carros também será possível fazer essa integração com produtos como as Powerwalls e outros.


BP cancela 18 projectos de hidrogénio

Servindo como rude machadada em todos os proponentes do futuro a hidrogénio, desta vez foi a própria BP que anunciou o cancelamento de 18 projectos de hidrogénio que tinha começado por apoiar.

A empresa irá manter alguns projectos na área, mas não conseguindo esconder que já não está tão segura quanto a ser esse o caminho mais viável para o futuro das energias limpas. Embora exista necessidade e mercado para a indústria do hidrogénio, o mesmo continua a apresentar inúmeros desafios e desvantagens que o tornam completamente inadequado para uso pelos consumidores finais. Aliás, continua a ser ridículo ver fabricantes automóveis a insistirem nos "carros a hidrogénio", quando se esquecem de referir que bastará deixar o carro estacionado por uma ou duas semanas para que o depósito se "esvazie" por si mesmo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os fatos de astronautas habitualmente utilizados para operações no exterior da ISS têm tanques de oxigénio que permitem respirar por 6 a 8 horas, com 30 minutos adicionais como reserva de emergência.

Sem comentários:

Enviar um comentário