2024/11/07

XPeng prepara plataforma EREV para autonomia de 1400 km

Apesar de se dedicar aos carros 100% eléctricos, a XPeng anunciou o desenvolvimento de uma plataforma EREV que usa um motor a combustão como gerador e permite autonomia até 1400 km.

Reconhecendo os cenários em que os carros eléctricos puramente a bateria podem não ser adequados em cenários em que os clientes necessitem viajar longas distâncias sem pausas para carregamentos, ou onde não exista uma infraestrutura capaz de assegurar o seu carregamento de forma fácil, a XPeng propõe a sua nova plataforma EREV (Extended Range Electric Vehicle).

Designada por Xpeng Kunpeng Super Electric System, este sistema consiste na utilização de um motor a combustão ligado à sua plataforma eléctrica. Em que é que isto difere dos híbridos tradicionais? É que neste caso o motor a combustão não tem qualquer ligação mecânica ao sistema de transmissão do veículo, funcionando unicamente como gerador para recarregar as baterias, mantendo-se o sistema puramente eléctrico para a propulsão.
A marca diz que a plataforma permite circular até 430 km usando apenas as baterias, que se prolongam para os 1400 km quando se utiliza o gerador para as ir recarregando conforme necessário. Promete também resolver muitos dos problemas associados a este tipo de sistemas, dizendo que o motor a combustão será inaudível (apenas +1 dB quando está ligado), e tirando partido de tecnologia "AI" para determinar os momentos mais adequados para que seja ligado, como em antecipação a subidas acentuadas quando a bateria está em nível reduzido.

Apesar do motor-gerador, continuará a ser possível recarregar a bateria da forma tradicional, sendo que também aí a marca tem boas notícias, com uma bateria 5C que pode ser recarregada de 10% a 80% em apenas 12 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário