O ChatGPT, o Sora e a API da OpenAI estiveram novamente inacessíveis durante várias horas, marcando a segunda grande falha neste mês de Dezembro.
Este incidente ocorre apenas algumas semanas após outro problema semelhante que também causou paragens significativas.
De acordo com a página de estado da OpenAI, a mais recente falha deveu-se a problemas com um dos seus fornecedores upstream, embora os detalhes específicos não tenham sido divulgados. O ChatGPT passou a ter funcionamento parcial passadas algumas horas, mas foi preciso aguardar mais um pouco até que ficasse inteiramente funcional - alguns utilizadores continuavam a reportar dificuldades em carregar o histórico de conversas - tal como o Sora.
Este é o segundo problema enfrentado pelos serviços da OpenAI este mês. Há duas semanas, uma interrupção de seis horas foi atribuída a um problema com um novo serviço de telemetria. E com a forte aposta e promoção que a OpenAI tem feito nos seus produtos e serviços, este tipo de falhas apenas realça a sua fragilidade, podendo por em causa o grau de confiança dos clientes pagadores. Lembre-se que, além do acesso ChatGPT Plus de $20 por mês, a OpenAI lançou recentemente o plano Pro de $200(!) por mês. Facilmente se imagina como um cliente a pagar esses valores ficaria frustrado por não poder usar os serviços.
Não será inesperado que em 2025 se vejam alguns serviços AI a destacarem o funcionamento local, directamente nos computadores e smartphones, como forma de escaparem a falhas no processamento AI na cloud. É claro que por agora ainda não se pode esperar o mesmo tipo de capacidades face ao imenso diferencial de capacidade de processamento, mas a cada mês vão surgindo novos avanços no campo da AI que fazem antever que seja possível ter tecnologias AI bastante capazes a funcionar localmente em hardware modesto, ao longo dos próximos anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário