Ao entrarmos em 2025, são as tecnologias AI a continuar a dominar a área tecnológica, prevendo-se a sua expansão ao mundo físico através dos robots humanóides.
Em 2024 acertamos a 100% de que o ano seria dominado pelos avanços nos modelos AI (não que fosse difícil prevê-lo). Para 2025, veremos o continuar dessa tendência, com modelos ainda mais capazes, que podem lidar com todo o tipo de conteúdos, mensagens, voz, imagens, vídeo, e produzir praticamente tudo o que se deseje. Mas, além dessas melhorias rumo aos modelos "AGI" que poderão aproximar-se do raciocínio humano, veremos também um foco na questão da eficiência e do custo do uso desses modelos. Por exemplo, o mais poderoso modelo AI da OpenAI pode ter um custo de milhares de euros por questão; mas em contrapartida, têm surgido modelos cada vez mais poderosos, até open-source, e que se possibilitam custos de operação de nível quase negligencíavel.
É certo que, como em todas as ferramentas, teremos que lidar com situações em que as tecnologias AI serão abusadas para usos maléficos. Mas, pela parte positiva, isso potenciará a criação de novos sistemas que usem também tecnologias AI para nos proteger contra esse tipo de ameaças - não invalidando que se deva continuar a apostar na educação, devidamente ajustada para acompanhar os tempos modernos, para que o cérebro humano continue a ter um papel funcional e não se limite a definhar por conta de tudo o que os sistemas AI podem fazer.
Prevejo que em 2025 também se comece a fazer notar, em cada vez maior grau, a transição da AI dos mundos digitais para o mundo físico, quer através dos sistemas de condução autónomos como, principalmente, pela potenciação da criação de robots humanóides funcionais, capazes de realizar todo o tipo de operações que até agora necessitavam de trabalho manual humano. Se essa transição irá resultar num caos social ou na entrada numa era de abundância em que os humanos passam a poder viver livres da obrigação do trabalho de subsistência, podendo dedicar-se às actividade e tarefas que desejarem explorar, isso só saberemos ao longo das próximas décadas.
Esperemos que 2025 também nos traga boas novidades ao nível da geração de energia. Seria bom vermos - finalmente - as promessas da energia de fusão começarem a concretizar-se, resolvendo todos os problemas de energia para os próximos séculos.
E, em jeito de destaque especial final, apesar de toda a tecnologia, é preciso não esquecer a muito importante componente social que a todos nos une. O nosso nosso tempo neste pequeno ponto azul que vagueia no espaço é incrivelmente diminuto, e importa aproveitar todo e cada momento da melhor forma, e isso também passa por fazer tudo o que se possa por melhorar os momentos de todos aqueles que temos em nosso redor. Por tudo isto, e muito mais, obrigado a todos os que se vão mantendo por cá, ano após, ano - e esperemos que daqui por um ano possamos estar a celebrar um final de 2025 rumo a um 2026 ainda melhor. :)
Eloquentes palavras, como sempre. Votos de um 2025 excelente, e que a família AadM se mantenha em forma e nos continue a proporcionar as leituras que nos colam ao ecrã e que tanto nos mantêm informados de forma imparcial. Um bem haja
ResponderEliminarFeliz 2025, e continuação do excelente trabalho!
ResponderEliminarFeliz 2025!
ResponderEliminarFalta referir que, se tudo correr conforme a Microsoft tem vindo a definir o futuro do Windows 11, 2025 será um excelente ano para a promoção do sistema operativo Linux de uso em computadores pessoais para quem ainda não tinha grande contacto com esta realidade.
ResponderEliminarEspero bem que sim.
Igualmente! 🤗
ResponderEliminar