2024/12/25

Lilium - o táxi voador eléctrico - pode ter futuro assegurado

A Lilium, a startup de táxis aéreos eléctricos em dificuldades, pode ter uma nova oportunidade graças a um consórcio de investidores.

A Mobile Uplift Corporation, um grupo de investidores europeus e norte-americanos, anunciou planos para adquirir os activos da Lilium GmbH e da Lilium eAircraft GmbH, poucos dias após a empresa ter encerrado operações e despedido cerca de 1.000 funcionários. O acordo, gerido pela consultora KPMG, deverá ser concluído em Janeiro. Embora a empresa-mãe, Lilium N.V., não receba fundos ao abrigo da lei de insolvência alemã, a Mobile Uplift Corporation pretende recontratar funcionários assim que a transacção estiver concluída. No entanto, não está claro se todos os 1.000 trabalhadores despedidos serão reintegrados.

Os novos proprietários da Lilium planeiam reestruturar a empresa, ajudando-a a sair da insolvência com a sua tecnologia intacta e sem dívidas. O CEO Klaus Roewe descreveu o acordo como “um avanço significativo” e afirmou que permitirá à Lilium retomar operações no início do próximo ano.
Antes de declarar insolvência em Outubro devido a falta de financiamento de emergência, a Lilium tinha angariado mais de mil milhões de dólares e garantido clientes importantes, incluindo uma encomenda da Arábia Saudita para 100 aeronaves eléctricas - tendo já demonstrado as suas capacidades com diversos voos de teste. Apesar destes feitos, a empresa enfrentou dificuldades devido aos elevados custos de desenvolvimento da sua aeronave VTOL (descolagem e aterragem verticais).

Veremos se, com esta ajuda extra, a Lilium poderá assegurar o seu futuro como táxi aéreo.

Sem comentários:

Enviar um comentário