Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer um Powerbank Baseus USB-C 100W 20000mAh.
UE entra na era USB-C
A partir de 28 de Dezembro de 2024 os países da UE entram na era da obrigatoriedade do uso de USB-C para carregamento, como forma de combater a proliferação de fichas proprietárias.Uma grande série de dispositivos portáteis, incluindo smartphones, tablets, câmaras, headphones, teclados, ratos, consolas portáteis, e outros, que sejam recarregáveis por cabo e com potências até 100 W, ficam obrigados a usar uma ficha USB-C. No caso dos portáteis é dada uma extensão até 28 de Abril de 2026, mas há outras áreas onde o impacto se faz sentir desde já, como o desaparecimento dos iPhones mais antigos (iPhone 14, iPhone SE) com ficha Lightning.
Isto era algo que bem poderia ter sido feito de forma voluntária pelos fabricantes, mas sabendo-se como alguns deles insistem em usar fichas proprietárias, lá teve que vir a "intrusiva" UE meter o dedo no assunto.
One UI 7 deixa desligar Super HDR
No novo One UI 7 a Samsung oferece uma nova opção que permite desactivar os conteúdos super brilhantes em Super HDR, poupando a retina dos utilizadores.Não sendo um exclusivo da Samsung, a marca sul-coreana é conhecida por gostar de exibir a capacidade dos seus ecrãs OLED exagerando nas cores e luminosidade, especialmente quando se tratam de conteúdos HDR. Ora, se isso até pode ser positivo em certos casos, há outros cenários onde essa luminosidade excessiva se torna bastante inconveniente. E para quem tem por hábito enfrentar frequentemente esta situação, passará a poder desactivar o uso do Super HDR no One UI 7.
Pessoalmente, penso que teria sido bastante mais positivo adicionar um limite de luminosidade máxima em vez desta opção, já que isso permitiria continuar a desfrutar do modo HDR, mas em grau relativo à luminosidade ambiente, por exemplo.
OpenAI revela planos de transição para empresa "lucrativa"
Tal como já era esperado, a OpenAI revelou os seus planos de reestruturação, de empresa sem fins lucrativos para uma empresa com fins lucrativos mas de "benefício público" (uma PBC - Public Benefit Corporation), ao estilo de outras como a Anthropic e a xAI.A OpenAI diz que este é um passo necessário para permitir a saudável evolução da empresa, mas a medida é criticada por várias pessoas, dizendo que é uma "traição" dos princípios que estiveram na sua génese. Um dos grandes oponentes é Elon Musk, que fez parte da criação da OpenAI, e que tem tentado impedir esta transição da empresa, a que se juntam outros nomes como o de Mark Zuckerberg.
Galaxy S25 aposta na AI local
Para a próxima geração Galaxy S25, a Samsung vai apostar em mais funcionalidades AI que dispensam o uso dos serviços na cloud, fazendo o processamento AI directamente no próprio smartphone, tirando partido das capacidades do chip Snapdragon 8 Elite.Isto é algo que não só liberta estas funcionalidades da imprevisibilidade dos serviços na cloud, como também evita preocupações com o custo de tais operações - se estivessem a ser efectuadas por serviços nos servidores da Samsung.
Curtas do dia
- Samsung pode revelar Samsung Ring 2 em Janeiro
- Apple diz que não tem interesse em criar o seu motor de pesquisa
- Bluesky ganha tópicos mais populares (Trending Topics)
- Intel remove funcionalidades "Studio" do seu Graphics Software
Resumo da madrugada
- Feliz Natal 2024
- Samsung reduz aposta nos dobráveis em 2025
- Genesis revoluciona simulação física com AI
- MediaTek revela Dimensity 8400 só com "big" cores
- Acompanha o Pai Natal com o Santa Tracker da Google
- Titanfall 2 Ultimate gratuito no Xbox Live para Game Pass Ultimate / EA Play
- O resgate da maior TV CRT do mundo
- Adamastor Furia em testes no Algarve
- CATL lança chassis EV Bedrock ultra-seguro
- Robot Unitree B2-W exibe as suas capacidades
- Edge instala extensões do Chrome sem autorização
- Lilium - o táxi voador eléctrico - pode ter futuro assegurado
- NIO ET9 testa furo a 160 km/h
- Atlas da Boston Dynamic faz salto mortal
- Botnet ataca NVRs DigiEver e routers TP-Link
- Honda e Nissan juntam-se para enfrentar era EV
- iPhone "full-screen" ainda está a anos de distância
- Super-resolução AI melhora imagens 270p para Full HD
- DIGI melhora velocidades 5G e 4G
- GeForce RTX 5090 poderá gastar até 600W
- ChatGPT e Sora estiveram inacessíveis (outra vez)
- Fim de ano com Windows desde €11 na CdkeySales
- DeepSeek V3 abala sector com modelo AI open-source mais poderoso e económico
Curiosidade do dia: O Twitch foi criado em 2011 como derivado do Justin.tv, mas o seu foco no streaming de jogos depressa acabou por suplantar o interesse da plataforma genérica que lhe deu origem. O Justin.tv acabaria por encerrar em 2014, e a Amazon ficou com o Twitch por 970 milhões de dólares.
Sem comentários:
Enviar um comentário