O Instagram fez uma pequena alteração que pode enganar os utilizadores e fazê-los regressar ao serviço.
Independentemente do que se achar de uma ou outra plataforma online, todas elas têm em comum o desejo de manter o maior número de utilizadores activos. Pare-se de usar, ou reduz-se a frequência de visitar, qualquer uma delas, e não demorará a receber-se uma série de emails que, de forma mais ou menos encapotada, tentam atrair o utilizador de volta para a sua "teia". Por norma, são coisas que a maioria das pessoas simplesmente ignora ou elimina, mas por vezes, a coisa está tão bem feita que se torna complicado escapar. E recentemente, foi a minha vez de ficar irritado por ter caído numa dessas armadilhas.
Não sou utilizador activo do Instagram, e por norma, qualquer email com "sugestões" ou "recomendações" vindo do Instagram, tinha como resultado imediato ir para o lixo sem sequer ser aberto. Só que o Instagram, na sua infinita sabedoria de maximizar o efeito pretendido, fez uma pequena alteração, e os resultados não se fizeram esperar. Os novos email do Instagram não fazem qualquer referência imediatamente visível ao Instagram, sendo enviados como se fossem de uma das pessoas que seguimos!
Ora, imediatamente, em vez do envio automático para o lixo por se ver o remetente como Instagram, fica-se na dúvida sobre se poderá ser alguma mensagem directa ou outra coisa de interesse, com uma maior probabilidade de se abrir o email - e se ser "apanhado" pela táctica.
Sim, obviamente que, pelo menos em teoria, se pode cancelar a subscrição destes emails - coisa que não tinha feito até agora mas que, devido a esta mudança de técnica para algo mais enganador, já fiz - mas não posso deixar de pensar em quantos mais milhões de pessoas o Instagram conseguirá "enganar" e fazer com que regressem ao Instagram.
Sem comentários:
Enviar um comentário