Depois de já termos visto o Optimus a caminhar em locais planos, desta vez vemos que tal se comporta no exterior, e em terrenos bastante mais irregulares e escorregadios.
Apesar das complicações, o Optimus consegue caminhar sem cair (a Tesla não partilhou nenhuma queda), e ficamos também a saber um pequeno detalhe adicional: de que o robot estava a fazer estes percursos "às cegas", sem acesso a qualquer informação visual, baseando-se apenas informação dos seus sensores para reagir e manter o equilíbrio - da mesma forma que um humano que estivesse a caminhar de olhos vendados.
Daily walks help clear your mind pic.twitter.com/dUsW58trS6
— Tesla Optimus (@Tesla_Optimus) December 9, 2024
Para as próximas evoluções a Tesla diz que está a trabalhar em: usar a informação visual das câmaras, para conseguir fazer o planeamento e preparação dos passos; fazer os passos de forma mais natural; melhorar o tempo de resposta para a mudança de direcção e de velocidade; e fazer com que aprenda a cair de modo a minimizar os potenciais danos, e voltar a pôr-se de pé.
Este último ponto pode explicar porque motivo não temos nenhum exemplo dele a cair, sendo provável que, nesta fase, o Optimus ainda não se saiba levantar de forma autónoma. Mas sem dúvida que iremos ter um vídeo a demonstrar essa capacidade, assim que o conseguir fazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário