A Microsoft confirmou que a actualização de segurança do Windows de Janeiro de 2025 está a causar problemas na reprodução de áudio em alguns sistemas que utilizam DACs externos.
Os DACs externos (conversores digital-para-analógico) são frequentemente usados para melhorar a qualidade de som nos PCs, tanto em ambiente doméstico como em ambientes profissionais. Mas depois desta actualização, os utilizadores arriscam-se a poder ficar sem som através destes dispositivos quando usados com drivers de áudio USB 1.0. Este bug afecta o Windows 24H2, Windows 10 22H2, Windows Server 2019 e Windows Server 2016.
Segundo a Microsoft, os utilizadores afectados podem encontrar o erro "Este dispositivo não pode iniciar. (Código 10)" no Gestor de Dispositivos, causado por recursos de sistema insuficientes. Infelizmente, a MS ainda não sabe qual a causa do problema, dizendo que está actualmente em processo de investigação e prometendo uma correcção em breve. Até lá, e de forma algo idiota, sugere aos utilizadores que deixem de utilizar os DACs e liguem os dispositivos de áudio directamente ao PC (a sério Microsoft?)!
Os problemas com o sistema de som não se ficam por aqui. A Microsoft está também a tentar resolver um erro específico do Windows 24H2, onde o som de jogos aumenta inesperadamente para o volume máximo ao usar sistemas Creative Sound BlasterX G6 USB DAC - algo que seguramente não fará bem aos ouvidos de quem estiver a usar headphones, ou a todos os familiares e vizinhos no caso de ser alguém que estivesse a tentar jogar um jogo barulhento a baixo volume durante altas horas da madrugada.
Infelizmente, tem-se tornado tradição que toda e qualquer actualização ao Windows ou seus componentes, seja acompanhada por alguma dose de bugs indesejados.
Actualização: Já foi lançada uma correcção no actualização KB5050094.
Sem comentários:
Enviar um comentário