2025/01/17

Apple suspende resumo AI das notificações de notícias

Com a chegada do iOS 18.3 beta 3, a Apple desactivou temporariamente a funcionalidade de resumos AI das notificações para a categoria de Notícias e Entretenimento, no seguimento de vários casos de notícias falsas geradas pelo sistema.

A funcionalidade de resumos AI das notificações era uma das que se previas que seria mais útil para o dia a dia dos utilizadores, mas acabou por servir de demonstração de como a tecnologia AI ainda pode falhar, ao baralhar títulos de notícias e gerar resumos enganadores.

A Apple desvaloriza a situação, dizendo que ainda se trata de uma funcionalidade em versão "beta", suspendo os resumos nas apps de notícias e fazendo algumas alterações, com a promessa de as reactivar no futuro. Por agora:
  • A activação dos resumos AI de notificações indica mais visivelmente que é uma versão beta, e que os resumos podem conter erros
  • As notificações resumidas passam a usar texto em itálico para as diferenciar das notificações normais
  • É possível desactivar os resumos de cada app directamente a partir das próprias notificações, com gesto de deslizar, opções "Turn Off Summaries"
As funcionalidades Apple Intelligence têm tido impacto muito abaixo daquilo que a Apple esperaria. Não só as funcionalidades continuam a ser lançadas a conta-gotas, como ainda não chegam a grande parte da população mundial (a Portugal só devem chegar em Abril), e o seu impacto prático tem sido bastante reduzido. E casos como estes, das coisas que realmente poderiam ser úteis nem sequer funcionarem devidamente, não ajudam.

No fundo, toda esta geração iPhone 16 e iOS 18 acaba por ser uma autêntica versão de beta testing do Apple Intelligence, esperando-se que o futuro iOS 19 nos iPhone 17 seja o verdadeiro patamar de partida para o Apple Intelligence de forma minimamente funcional (não esquecer que até a verdadeia nova Siri AI só deverá chegar mais tarde, após o lançamento do iOS 19, lá para o início de 2026).

1 comentário:

  1. Em quanto isso os Androids recebem cada vez mais funcionalidades IA ...

    ResponderEliminar