O HDMI Forum revelou finalmente as especificações para o HDMI 2.2, que duplica a largura de banda para os 96 Gbps.
Com o HDMI 2.1, que adicionou o suporte para 4K120 e 8K60, a mostrar cada vez mais as suas limitações - numa era em que até já começamos a ter monitores de 750 Hz - eis que chega a nova versão.
O HDMI 2.2 (pdf) mantém a tradição, duplicando a largura de banda dos 48 Gbps para os 96 Gbps, o que lhe dá uma maior amplitude a nível de suportar resoluções e frequências mais elevadas (até 12K a 120 fps), ficando menos dependente dos formatos com compressão. Outra das novidades é o Latency Indication Protocol (LIP) que tem como objectivo melhorar a sincronização entre áudio e vídeo, reduzindo a latência, e que irá beneficiar directamente os dispositivos como as barras de som com entrada HDMI.
Adicionalmente, o HDMI Forum também indica que as novas capacidades do HDMI 2.2 também visam dar resposta ao uso do HDMI em áreas como o sector médico, industrial, e publicitário (ecrãs de grandes dimensões) onde os 96 Gbps poderão revelar-se mais necessários do que nas salas de estar.
Com o formato finalizado e anunciado, resta agora começar a aguardar pela (lenta) adopção dos equipamentos. Por outro lado, para a maioria das aplicações domésticas, em termos de televisores, não haverá grandes diferenças face ao HDMI 2.1 para quem usa televisores 4K.
HDMI é um nojo proprietário que nem o opensource pode implementar.
ResponderEliminarhttps://www.phoronix.com/news/HDMI-2.1-OSS-Rejected
long live display port