2025/01/10

Notícias do dia

Tesla lança novo Model Y na China; Shelly apresenta módulos Gen4 multiprotocolo; BYD Yangwang U9 salta sobre buracos; alerta de evacuação enviado por engano para todos os smartphones em Los Angeles; e Microsoft corrige bug no Outlook ao copiar texto - após 3 meses.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

X prepara indicador de contas paródia

O X (ex-Twitter) permite a existência de contas de paródia e satíricas que se façam passar por individualidades ou empresas, desde que indiquem isso no nome da conta, mas promete para breve a chegada de um novo indicador visual para mais fácil identificação desses conteúdos.

Actualmente, é ainda bastante frequente ver publicações de paródia serem partilhadas ou respondidas como sendo informação real, tipicamente por culpa dos utilizadores que nem perdem alguns segundos a olhar com atenção para a conta que publicou esses conteúdos. Um indicador mais visível, ao estilo dos indicadores de contas verificadas, poderá auxiliar nessa função. No entanto, poderá ter impacto mais reduzido do que o desejado, uma vez que ficará dependente da activação manual por parte dos detentores dessas contas - que potencialmente poderão preferir a exposição extra dada por todas as partilhas "enganadas".


Google Daily Listen transforma feed Discover em podcast personalizado

A Google está a tirar partido das capacidades aprendidas com o NotebookLM para criar este interessante Daily Listen. Este sistema cria um podcast personalizado, via AI, com base no feed Discover que é apresentado com base nos interesses de cada utilizador.

O feed Discover tem tido altos e baixo ao longo dos anos, desde os tempos em que ainda era conhecido como Google Now; e por vezes parece ter dificuldades em reconhecer o que é realmente de interesse para o utilizador. Mas, nos últimos tempos, a selecção para ter regressado aos "bons velhos tempos", em que conseguia cumprir esse objectivo com bastante precisão, pelo que vale a pena experimentar - isto, se / quando fica disponível para nós, já que por agora é algo que a Google apenas está a testar nos EUA.


iPhone ainda sofre com bugs nos alarmes

Com tanta tecnologia, poderia pensar-se que certas funcionalidades básicas funcionassem tal como seria suposto. No entanto, a realidade é diferente, e afecta alguns utilizadores mais azarados de iPhones, que nem sequer podem confiar que os alarmes definidos toquem à hora certa.

Continuam a surgir queixas de utilizadores que dizem que os seus iPhones tocam os alarmes a horas completamente erradas, com as inevitáveis consequências daí decorrentes. No meu caso pessoal, já passei por um par de bugs destes ao longo dos anos, incluindo um que, após a tradicional mudança de hora bi-anual, também fez com que os alarmes deixassem de tocar por completo. A partir daí passei a manter o uso do alarme do relógio despertador como backup, e estes relatos recorrentes fazem-me pensar que não serei o único a fazê-lo.


Google cria fundo de apoio ao Chromium

Perante a ameaça de ser forçada a separar o Chrome e o Android, a Google apressa-se a tentar mudar a percepção de controlo que detém sobre grande parte dos sistemas digitais, e na qual se inclui a criação de um fundo de apoio ao desenvolvimento do Chromium, em parceria com a The Linux Foundation.

Depois de ter servido de base ao Chrome, o Chromium tem também sido usado como base para inúmeros outros browsers, como o Edge da Microsoft, o Opera, e o Brave - com alguns deles a não seguirem o mesmo caminho da Google, que tem dificultado e restringido o uso de extensões ad-blocker, e adiado repetidamente e continuamente medidas de protecção da privacidade dos utilizadores, como o muito prometido mas ainda não concretizado bloqueio dos cookies de terceiros, que outros browsers já adoptaram.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Um gigabyte é suficiente para guardar cerca de 678 mil páginas de texto (em média), o que será mais texto do que a maioria das pessoas irá ler em toda a sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário