2025/01/15

Notícias do dia

ChatGPT ganha tarefas agendadas e recorrentes; Instagram chinês RedNote / Xiaohongshu lidera app store nos EUA; Samsung lança programa de retomas; DeepSeek ganha app para iOS (e também Android); leak da Gravy Analytics revela localizações de milhões de pessoas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

DJI "remove" geofences nos EUA?

Tem estado a circular uma notícia de que a DJI removeu o sistema de geofencing nos EUA, que impedia que os utilizadores voassem sobre zonas restritas, como aeroportos, bases militares, e outros locais sensíveis. Mas, será mesmo assim? Sim, e não.

Na verdade, a DJI removeu o sistema anterior apenas para aplicar um novo sistema, que não só já tinha sido aplicado na Europa como é também aquele que é pedido pela FAA norte-americana. Neste novo sistema, os utilizadores são alertados da existência das áreas restritas, mas fica à sua responsabilidade a forma como lidam com isso. Para os fãs da liberdade e da redução da interferência das empresas, têm aquilo que pediram: podem voar por onde muito bem entenderem, mas sujeitando-se às devidas repercussões das suas acções.


Acelerador AI em FPGA é mais eficiente que GPUs

Investigadores demonstraram ser possível criar um acelerador AI numa FPGA que possibilita o processo de treino de modelos AI de forma bastante mais eficiente que GPUs tradicionais como um GPU Nvidia RTX 3090.

Comparativamente com esse GPU, o chip programável utilizado (PDF) atingiu custos 3.6x inferiores em termos de consumo de energia, e 51x inferiores em termos de custos de memória necesária. Embora para o mercado de consumo o foco se deva manter nos NPUs na perspectiva de acelerar o processamento de utilização de modelos AI já treinados, sem dúvida que não irão faltar interessados na melhoria da eficiência do processo de treino - especialmente tendo em conta o elevado custo, que pode ser de dezenas ou centenas de milhões de euros, no caso dos modelos AI de última geração.


Samsung tem chip Qi2 de 50W

A Samsung apresentou um novo chip para carregamentos wireless Qi2, que suporta carregamentos até 50W, tornando-se equivalente, ou até mais rápido, que muitos carregadores por cabo.

O chip já está preparado para suportar a versão Qi 2.2 que será lançada este ano, e ajudará a expandir o uso dos sistemas de carregamento wireless, particularemente entre os fãs dos carregamentos rápidos que poderiam não dar oportunidade aos carregadores wireless por serem "lentos". A grande questão será saber se a Samsung já estará a usar estes chips na nova geração Galaxy S25, ou se deixará isso para um futuro modelo.


Facebook bloqueou links para o Pixelfed - por engano diz a Meta

Numa altura em que Mark Zuckerberg e a Meta se têm alinhado com as políticas de Trump, removendo a verificação de factos por entidades externas - adoptando um sistema de notas comunitárias como o X - e prometendo menos "censura", na prática as coisas parecem seguir em caminho contrário. Muitos utilizadores do Facebook, Instagram e Threads, queixaram-se que as publicações que referissem o serviço rival Pixelfed estava a ser removidas com a justificação de serem "spam".

O Pixelfed é um "Instagram" open-source e descentralizado, que se junta aos muitos serviços que têm surgido em resposta ao descontentamento com as plataformas que vão controlando aquilo que os utilizadores vêem com os seus algoritmos secretos. Entretanto, a Meta já veio dizer que se tratou de um engano, e que as publicações estão a ser repostas.

Serviços concorrentes ou não, o que é certo é que não há dia que não receba um aviso da Meta a dizer que uma qualquer publicação minha foi removida por um "qualquer motivo" (completamente desadequado). Inicialmente ainda me dava ao trabalho de reportar o erro e pedir a republicação, mas a coisa tornou-se tão frequente que já nem me dou ao trabalho. Normalmente, passados alguns dias recebo o aviso "oposto" de que os conteúdos tinham sido removidos erradamente e foram repostos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro MacBook Pro da Apple foi lançado em 2006, marcando a transição para os Macs com CPUs Intel depois da gama PowerBook com CPUs PowerPC. Em 2021 assistimos a nova transição, desta vez para os CPUs M1 da Apple.

Sem comentários:

Enviar um comentário