A Qualcomm vai comercializar uma variante "defeituosa" do Snapdragon 8 Elite, com apenas 7-cores, indicando que será adequada para dobráveis e dispositivos com sistemas de dissipação ou ventilação mais limitados.
O Snapdragon 8 Elite é o mais recente e poderoso chip da Qualcomm, com o qual a empresa espera manter-se no topo das tabelas dos chips mobile. Mas, em vez de simplesmente mandar os chips defeituosos, que não têm os 8-cores funcionais, para o lixo, a Qualcomm vai comercializar uma variante com apenas 7-cores funcionais. No melhor exemplo das estratégias de marketing, a Qualcomm não apresenta o chip como um chip "danificado", mas sim como sendo um chip vantajoso para usar em dobráveis, já que o core em falta resulta num chip com menor consumo de energia e que produz menos aquecimento.
O uso de chips "defeituosos" não é novo na indústria dos chips. Aliás, há muitos chips que são comercializados como sendo de séries diferentes, e que na verdade são exactamente o mesmo chip "topo de gama", mas que têm algumas secções danificadas e desactivadas (como menos cores, menos memória cache, etc.). É uma prática comum de aproveitamento do chips e dos defeitos decorrentes do processo de produção.
Sendo o Snapdragon 8 Elite um chip que já entra facilmente em aquecimento excessivo, esta variante de 7-cores até pode acabar por se revelar uma melhora opção, até porque a perda de desempenho relativamente à variante de 8-cores acaba por ser insignificante. Dito isto, resta saber se existirá diferença significativa no custo dos dispositivos com Snapdragon 8 Elite com 8-cores e os Snapdragon 8 Elite com 7-cores, pois se isso não se verificar, será natural que a maioria dos consumidores prefira estar a pagar pelo chip completo e sem defeitos.
A Nvidia ja faz isso ha muito tempo nos seus GPUs..
ResponderEliminar