Para o sétimo voo de teste a SpaceX estava a lançar a Starship numa nova variante mais evoluída, mas infelizmente não pudemos ver um voo bem sucedido do início ao fim. A SpaceX diz que, pelos dados preliminares, terá deflagrado um incêndio a bordo que levou à explosão da Starship cerca de 8 minutos após o lançamento.
Em jeito de compensação, do lado do Super Heavy booster tudo correu (quase) perfeitamente. Apesar de um dos motores ter falhado - ficando só com 12 motores activos em vez dos 13 planeados - o Super Heavy conseguiu efectuar a sempre espectacular manobra de aterragem "suspensa" na torre.
Mechazilla has caught the Super Heavy booster! pic.twitter.com/aq91TloYzY
— SpaceX (@SpaceX) January 16, 2025
Como habitual, a SpaceX não vê a destruição da Starship como uma derrota, mas apenas como mais uma oportunidade para aprender e melhorar o seu processo de rápida evolução. A próxima Starship e Super Heavy já estão prontos para o próximo voo de teste, que deverá ocorrer em breve.Watch Starship's seventh flight test → https://t.co/QNCSPTewLA https://t.co/wWJtyFMrfI
— SpaceX (@SpaceX) January 14, 2025
Resta saber como este percalço irá afectar os planos da SpaceX. Para o próximo voo a SpaceX esperava já conseguir fazer a aterragem da Starship em terra firme (até agora tem feito pousos simulados no mar), coisa que agora poderá ser adiada para um voo posterior (ou não).
Sem comentários:
Enviar um comentário