A Valve está a expandir o uso do SteamOS para além do Steam Deck, prometendo uma versão que poderá ser instalada noutras consolas portáteis.
Há muito que se pedia que a Valve expandisse a abrangência do SteamOS de modo a tornar-se num verdadeiro sistema operativo gaming diversificado para qualquer "PC", e a Valve começa finalmente a fazê-lo, começando pelo segmento das consolas portáteis. O Lenovo Legion Go S será o primeiro dispositivo de outro fabricante a vir com SteamOS pré-instalado, mas os utilizadores de outras consolas, como a popular Asus ROG Ally, poderão instalá-lo em alternativa ao Windows.
Embora a Valve não tenha especificado quais dispositivos serão compatíveis, já foi adicionada compatibilidade com os controlos da Asus ROG Ally. Projectos da comunidade, como o Bazzite - um fork do Steam Deck - já demonstraram funcionar bem em dispositivos como o Lenovo Legion Go, o que tinha contribuído para dar força aos pedidos de expansão do SteamOS. No entanto, a Valve já deixou bem claro que apenas a imagem oficial do SteamOS terá suporte garantido, assegurando uma maior tranquilidade a nível de compatibilidade e actualizações.
Para jogadores de PC interessados em experimentar, a versão beta permitirá testar o SteamOS em diversos dispositivos. Além das consolas portáteis, a Valve também está aberta a parcerias para outros formatos, como "caixas" para a sala de estar, que poderia competir com as consolas tradicionais.
Com a MS a forçar a migração para o Windows 11, veremos se é desta que a Valve consegue transformar o SteamOS no sistema operativo gaming que faça esquecer o Windows como sistema para jogos.
Sem comentários:
Enviar um comentário