O WiFi 802.11ah HaLow de longa distância vai estar mais limitado na Europa do que nos EUA, devido às frequências que (não) pode utilizar.
O Wi-Fi 802.11ah, conhecido como Wi-Fi HaLow, está a atrair atenção pela sua capacidade de comunicações a longa distância, que podem chegar a 16 km. No entanto, o seu uso na Europa fica limitado: embora nos EUA o sistema possa utilizar as frequências nos 900 MHz, na Europa apenas está apenas pode utilizar uma gama de 5 MHz dos 863–868 MHz, reduzindo a largura de banda e número de canais disponíveis para cinco.
Apesar disso, a empresa australiana Morse Micro continua empenhada em promover esta tecnologia, tendo apresentado um novo chip - o 8108 - que fica disponível nos próximos meses, e que facilitará a implementação destas comunicações WiFi de longa distância, adequadas para dispositivos como câmaras, sensores, e muitos outros no sector das casas e cidades inteligentes; mesmo com a condicionante de na Europa a largura de banda disponível poder apresentar dificuldades extra.
O WiFi 802.11ah HaLow será uma alternativa a redes como a LoRaWAN, esperando-se que o facto de fazer parte da família "WiFi" ajude na sua popularização e adopção face às demais redes wireless destinadas a estes sectores de actividade.
Sem comentários:
Enviar um comentário