As notícias sobre melhorias significativas nas baterias são sempre "para daqui a uns anos", e agora é a BYD a prometer as muito aguardadas baterias 100% "solid-state", para 2027.
A BYD revelou os seus planos para baterias de estado sólido, prevendo o início dos testes em 2027. O CTO da divisão de baterias, Sun Huajun, refere que esta tecnologia será fundamental para o futuro dos veículos eléctricos. No entanto, a sua utilização em larga escala não deverá acontecer antes de 2030.
A transição para baterias de estado sólido acompanha a tendência da indústria, com empresas como a CATL a seguir um caminho semelhante. A BYD começou a investigar esta tecnologia em 2013, passando de testes de viabilidade para a produção de protótipos. Em 2024, a empresa já tinha desenvolvido células de teste com capacidades de 20 Ah e 60 Ah.
Estas baterias prometem ganhos significativos em densidade energética. Enquanto as baterias de lítio convencionais atingem cerca de 350 Wh/kg, as de estado sólido poderão chegar aos 500 Wh/kg.
Apesar do potencial, o custo e as dificuldades de produção ainda são o maior desafio. Actualmente, os electrólitos de sulfeto são caros devido à baixa produção, mas a BYD acredita que quando se iniciar a produção em volume os preços serão comparáveis aos das baterias de lítio convencionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário