Podem os jogos num smartphone competir com os jogos de uma consola? O GRID Legends parece demonstrar que sim.
É certo que é profundamente injusto comparar um jogo num smartphone, um dispositivo que funciona a bateria e tem que manter uma autonomia utilizável para todo o dia, com uma consola, ligada à electricidade, com ventoinha, etc. Mas mesmo tendo isso em conta, é inegável a evolução que os smartphones tiveram ao longo dos anos, e que agora permitem que este tipo de comparações seja possível. É precisamente isso que faz o canal Digital Foundry, ao comparar o GRID Legends num iPhone 15 Pro e numa consola Xbox One S.
Mesmo com a consola a levar vantagem, a parte curiosa é que se pode dizer que as diferenças não são assim tantas - o que, tendo em conta todas as condicionantes acima referidas, acaba por ser surpreendente.
Do outro lado, continuamos a ter conversões de jogos de consola para PC, que são totalmente ruinosas, fazendo com que jogos relativamente comuns se arrastem até para quem tem um CPU e GPU de última geração... vá-se lá perceber porquê.
São muito diferentes como o vídeo refere. Os gráficos mobile são obrigados a cortar e cortar na qualidade, mas mais relevante que isso é, que se queremos comparar os dois, então é favor ligar o iphone à tv 4k de 48''. É muito diferente tentar reproduzir gráficos em 6'' do que em 48'' :).
ResponderEliminarPS: É ainda assim impressionante o que já se consegue obter dos chips mobile que já não servem apenas para jogar tetris ^_^. Basta saltar para os muitos handhelds como o steamdeck que apesar de pequenos conseguem gráficos excelentes!