Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Fit.
Apple Watch preso a watch faces (muito) limitadas
Apesar de todas as inovações, há coisas completamente inexplicáveis em que a Apple parece manter-se num passado pré-histórico, e é isso que tem acontecido a nível dos mostradores nos Apple Watch.No mais recente Apple Watch Series 10 a Apple adicionou a capacidade de ter mostradores no modo "always on" a actualizarem o ecrã de segundo a segundo (até agora, o modo always on escondia os segundos e fazia a actualização apenas de minuto a minuto). No entanto, só disponibiliza três mostradores, que recentemente passaram a quatro, com esta capacidade. Isto enquanto ignora, por completo, todos os pedidos para permitir que os developers possam criar os seus próprios mostradores - algo que é comum nas outras plataformas.
Microsoft remove VPN do Microsoft 365
Apesar do recente aumento de preço das subscrições Microsoft 365, a MS anunciou que irá remover o acesso ao serviço VPN "gratuito" que estava incluído nesse plano, no final deste mês (Fevereiro 2025).O serviço VPN no Microsoft 365 era deito através do Windows Defender, mas o facto de ter um limite de dados de 50 GB mensais fez com que nunca se tornasse numa verdadeira alternativa a um serviço VPN dedicado. Quando muito, era usado de forma esporádica para situações em que fosse conveniente esconder o endereço IP para maior privacidade. O facto de não permitir escolher zonas geográficas diferentes também inviabilizava uma das vantagens mais procuradas nas VPNs, que é a de poder aceder a conteúdos de outros países que estejam restringidos geograficamente.
Apple torna Swift mais open-source
A Apple deu mais um passo de tornar o Swift mais open-source, disponibilizando o Swift Build no GitHub.Actualmente o Swift conta com dois sistemas separados para fazer o build dos projectos, algo que acaba por resultar em complicações e problemas para os developers. Ao disponibilizar o Swift Build de forma aberta, a Apple espera conseguir unificar o processo de desenvolvimento dos projectos em Swift, de modo a simplifica a vida a todos os que o usam.
Amazon tenta impedir acesso do Washington Post a informação sobre fábrica dos satélites Kuiper
Num caso bastante caricato, a Amazon está a tentar impedir o acesso do Washington Post a informação sobre uma fábrica de satélites do Project Kuiper da Amazon. Porque é que isso é caricato? Porque Jeff Bezos, o dono da Amazon, é também o dono do Washington Post.Pelo seu lado, a Amazon diz que não quer impedir o acesso do jornal a informação que faz parte dos registos públicos, mas somente certificar-se de que essa informação não contém informação proprietária confidencial que poderia causar "danos irreparáveis". O Project Kuiper é o equivalente da Amazon ao Starlink da SpaceX, e que tem estado bastante atrasado. De acordo com as condições das licenças que obteve, terá que colocar pelo menos 50% dos 3232 satélites em órbita até meados de 2026 - tarefa que se torna cada vez mais complicada a cada mês adicional que vai passando sem fazer lançamentos, neste momento tendo apenas 2 satélites de teste em órbita.
Para se ter uma ideia do que isto significa, se a Amazon começasse a fazer lançamentos hoje mesmo, teria que lançar uma média de 95 satélites por mês para atingir o objectivo.
Curtas do dia
- YouTube lança "comunidades" ao estilo Discord
- Trump aplica taxa de 25% às importações do México e Canadá - e UE em breve
- Netflix cancela The Sandman - na sequência de polémicas com o seu criador Neil Gaiman
- Administração Trump remove dados públicos sobre saúde e clima
Resumo da madrugada
- LEGO recria Girassóis de Van Gogh
- OpenAI lança o3-mini - disponível no ChatGPT gratuito
- Peugeot E-208 e E-308 vencem eficiência no Ecotest 2024
- Zeekr 7X mostra carregamento ultra-rápido de 10 minutos
- BYD Technology Roadshow percorre Portugal de Norte a Sul
- Novas Nvidia RTX 5090 e RTX 5080 esgotam instantaneamente
- Vulnerabilidades SLAP e FLOP deixam roubar dados de CPUs da Apple
- O FSD da Huawei no Avatr 11
- Microsoft Paint ganha botão Copilot
- BYD Seal vence "ACP Elétrico do Ano 2024"
- Novo Hyundai Inster em Portugal por 25 mil euros
- Como funciona o Enhanced Autopilot da Tesla na Europa
- Brave Search Rerank deixa escolher sites mais úteis nas pesquisas
- Procura por carros usados abaixo dos 15 mil euros aumentou em Dezembro
- Google Pixel 8 a €456
- Xiaomi Smart Band 9 a €35
- Photopea ganha Perspective Warp
- Apple cancela óculos AR ligados ao Mac
- OpenAI lança "Deep Research" no ChatGPT
- Google Photos com 25% de desconto nas impressões
- Google reduz autonomia dos Pixel 4a para poucas horas
- Microsoft melhora contraste do texto nos browsers Chromium
Curiosidade do dia: O RSS foi lançado pela Netscape em 1999 no seu portal MyNetscape, mas acabou por abandoná-lo. O sistema ainda é utilizado hoje em dia, como forma de subscrever notícias e sites na web sem necessidade de visitar cada site individualmente.
RSS. Continua a ser o meu método favorito para seguir sites.
ResponderEliminar