Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.
Kickstarter vai alertar para projectos falhados
O Kickstarter, a mais popular plataforma de crowdfunding, anunciou uma série de medidas que visa dar maior confiança aos apoiantes dos projectos.A plataforma promete alertar para projectos falhados, assim como as suas consequências - como impedir esse criador de lançar projectos futuros - assim como fornecer mais informação sobre os criadores, facilitando o acesso a projectos que já tenham lançado ou colaborado no passado, para que os potenciais apoiantes possam ficar com uma melhor ideia do seu histórico. Diz também estar a aplicar novas ferramentas para monitorizar os projectos, que poderão ajudar a detectar projectos fraudulentos de forma mais rápida.
Embora sejam alterações bem-vindas, poderá argumentar-se que todas estas coisas já deveriam ter sido implementadas há muito.
NotebookLM Plus incluído no Google One AI Premium
A partir de agora, os subscritores do Google One AI Premium passam a ter mais uma excelente ferramenta à sua disposição. O NotebookLM Plus passa a fazer parte desta subscrição.O NotebookLM é uma excelente ferramenta AI - que até custa a acreditar que a Google disponibiliza gratuitamente - permitindo analisar documentos e outros materiais, criar resumos, e até podcasts com discussões sobre a matéria. Na versão NotebookLM Plus tem limites superiores, possibilidade de criar notebooks partilhados, e mais ajustes de personalização do tom e estilo dos resumos AI. O Google One AI Premium também dá acesso ao Gemini Advanced e Gemini no Gmail e Docs. Nos EUA a Google dá também um interessante desconto de 50% para estudantes durante 12 meses, ficando por $9.99 por mês.
macOS Sequoia 15.3.1 activa Apple Intelligence
Naquilo que se pensa ter sido um mero deslize por parte da Apple, a actualização para o macOS Sequoia 15.3.1 obriga os utilizadores a (re)activar o Apple Intelligence, quer queiram quer não. Até agora a Apple tem dado a opção dos utilizadores desactivarem as funcionalidades Apple Intelligence no macOS e iOS, mas a mais recente actualização do macOS reactiva o Apple Intelligence de forma automática, num ecrã de "apresentação" que dispensa a opção de "configurar mais tarde".Uma vez que no iOS isso não acontece, a suspeita é de que tenha sido apenas uma pequena desatenção por parte da Apple. Caso contrário, poderá ser o início de uma nova era em que a Apple começa a recorrer a tácticas ao estilo das que a Microsoft utiliza para forçar os utilizadores a usar o Edge e o Bing em vez do Chrome e do Google.
Resumos AI podem adulterar notícias
Um estudo da BBC revela falhas a nível dos mais populares chatbots AI (ChatGPT, Copilot, Gemini e Perplexity AI), que podem introduzir adulterações a nível do resumo de notícias.É algo que não é propriamente novidade, tendo ficado demonstrado de forma flagrante na funcionalidade de resumo de notificações Apple Intelligence, que inventava notícias completamente falsas, mas que também se faz notar nos resumos mais prolongados. Como sempre, embora ninguém possa negar a utilidade das ferramentas AI, convém não confiar cegamente em tudo aquilo que dizem. E em caso de dúvida, convém sempre reconfirmar as coisas - neste caso, lendo a notícia original.
Curtas do dia
- Unity faz nova ronda de despedimentos
- YouTube prepara auto-dobragem AI para converter vídeos para múltiplas línguas
- Nem as lâmpadas LED escapam a Donald Trump - que prefere a luz das lâmpadas incandescentes
- Apple e Google removem apps com malware da App Store e Play Store - podia roubar códigos de screenshots nas fotos
Resumo da madrugada
- Lyca Mobile com 5G em Portugal
- Volvo apresenta EX30 Cross Country
- Musk tenta comprar OpenAI por $97B
- Ganha um carregador Anker Nano USB-C
- Gboard prepara novo interface de voz
- Google Maps adopta "Golfo da América"
- OnePlus Watch 3 com autonomia para 5 dias
- Google Play Store melhora gestão das subscrições
- Apple lança iOS 18.3.1 que corrige vulnerabilidade explorada em ataques
- Office 2021 Pro a €35 e Windows 11 Pro em saldo nos descontos de São Valentim
Curiosidade do dia: Um gigabyte é suficiente para guardar cerca de 678 mil páginas de texto (em média), o que será mais texto do que a maioria das pessoas irá ler em toda a sua vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário