No seguimento do sucesso do EX30, a Volvo apresenta o EX30 Cross Country, que se torna no primeiro modelo "Cross Country" 100% eléctrico.
A Volvo está a expandir a sua gama Cross Country com o novo EX30 Cross Country, uma versão mais robusta do seu SUV eléctrico compacto. Apresentado em Estocolmo, Suécia, este modelo segue a tradição da marca ao aumentar a altura ao solo e adicionar elementos exteriores mais resistentes para aventuras fora de estrada. O EX30 já se revelou um sucesso na Europa, ficando atrás apenas do Tesla Model Y em vendas no último ano, e este modelo visa reforçar esses resultados entre o público que prefere carros "mais levantados".
O EX30 Cross Country mantém o mesmo sistema com motor duplo com tracção integral, debitando 422 cv e 542 Nm de binário. Os compradores podem optar por jantes de 19" ou um conjunto de 18" com pneus todo-o-terreno para melhor aderência em pisos irregulares. A bateria de 64 kWh suporta carregamento rápido DC, atingindo 80% em 26 minutos. A autonomia anunciada é de 427 km.
A altura ao solo foi aumentada em 19 mm, para um total de 197 mm. A suspensão foi ajustada para melhorar a capacidade de ultrapassar terrenos irregulares. No design, o EX30 Cross Country destaca-se com protecções em preto nas cavas das rodas, placas de protecção na parte inferior e logotipos Cross Country. Como curiosidade, o modelo conta com o mapa topográfico da montanha Kebnekaise, na Suécia, gravado discretamente na grelha frontal.
Apesar de não ser um modelo para off-road extremo, o EX30 Cross Country é uma excelente opção para quem procura um SUV eléctrico com maior versatilidade. Espera-se que o preço base comece perto dos 43 mil euros quando for lançado em versão single motor, mas por agora, o modelo "Ultra" de lançamento disponibilizado em Portugal começa nos 56.528 euros.
Não fosse o preço vender-se-iam imensos em Portugal. Quase que até faz esquecer a imagem pré-concebida de um elétrico "obtuso" de boca serrada.
ResponderEliminar