2025/02/18

Windows perde histórico de localizações

A Microsoft anunciou que vai remover a funcionalidade de Histórico de Localização do Windows 10 e 11, impedindo que programas acedam a um registo de 24 horas da localização do dispositivo.

A API Geolocator.GetGeopositionHistoryAsync, usada por serviços como a Cortana para aceder a dados de localização armazenados localmente, será descontinuada. Segundo a Microsoft, os serviços de localização apenas recolhem posições quando uma app faz um pedido e os dados são guardados no dispositivo. Quando a funcionalidade for removida, essa informação deixará de ser registada.
Para os utilizadores, isto significa que a opção Histórico de Localização vai desaparecer das Definições do Windows em Privacidade e Segurança > Localização. Quem quiser desativar totalmente o rastreamento de localização pode desligar os serviços de localização e clicar em "Limpar" para apagar os dados guardados.
A MS recomenda que os programadores actualizem as suas aplicações para evitar problemas. Qualquer software que dependa desta API terá de migrar para uma alternativa, ou poderá resultar em erros para os utilizadores.

Embora não tenha sido dada qualquer justificação, esta medida junta-se a outras que têm feito desaparecer o histórico de localização dos utilizadores. No final de 2024 também a Google removeu o histórico de localização do Google Maps na web, passando a guardá-lo apenas localmente nos próprios dispositivos. Uma das suspeitas é a de que esta informação pudesse estar a ser exigida secretamente por entidades governamentais para espiar os utilizadores, e que a única forma de não disponibilizar esta informação é não a ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário