2025/09/30

ChatGPT ganha compras dentro das conversas

A OpenAI dá novo passo importante na utilidade dos agentes AI revelando o Instant Checkout no ChatGPT que permite fazer compras dentro da conversas com o assistente AI.

A OpenAI apresentou o Instant Checkout no ChatGPT, um novo sistema que permite comprar produtos directamente dentro das conversas. A funcionalidade é suportada pelo Agentic Commerce Protocol (ACP), desenvolvido em parceria com a Stripe.

Por agora, a novidade está disponível apenas nos EUA e funciona com vendedores da Etsy, independentemente do utilizador estar no plano gratuito ou pago do ChatGPT. As compras estão limitadas a um único item por transacção, mas a OpenAI já confirmou que no futuro haverá suporte para carrinhos com múltiplos produtos, assim como a expansão do serviço a todas as lojas que usem Shopify (mais de um milhão).

A experiência é simples: se o artigo em questão suportar o Instant Checkout, basta tocar em "Buy", confirmar os dados de envio e pagamento, e finalizar a compra sem sair da conversa. Todo o processo de encomenda, pagamento e entrega continua a ser gerido directamente pelos vendedores, com o ChatGPT a actuar apenas como intermediário. Para os utilizadores não há custos extra, mas a OpenAI cobra uma pequena taxa aos comerciantes.
O ACP será disponibilizado em open source, permitindo que mais lojistas e programadores criem integrações. Segundo a OpenAI, trata-se de um "padrão aberto para comércio em AI", concebido para ser seguro, flexível e fácil de adoptar, criando novas possibilidades para a forma como agentes AI, pessoas e empresas colaboram em compras online.

Serve também como demonstração de como o panorama na internet está a mudar. Os assistente AI já começam a roubar o lugar aos motores de pesquisa tradicionais, e agora parecem querer roubar o lugar às lojas tradicionais na web.

Sem comentários:

Enviar um comentário