2025/11/14

ChatGPT ganha conversas de grupo

A OpenAI começou a testar conversas de grupo no ChatGPT, permitindo colaborar com amigos, família ou colegas numa única conversa partilhada.

A OpenAI continua a acrescentar funcionalidades ao ChatGPT no seu objectivo de o transformar numa "app universal", e a mais recente são as conversas em grupo, deixando o ChatGPT à disposição para assistir em qualquer questão.

Criar um grupo é simples: basta tocar no ícone de pessoas em qualquer chat, enviar um link de convite e, quando os outros entrarem, o ChatGPT cria uma nova conversa de grupo separada da original. Cada grupo pode incluir até 20 pessoas, e qualquer membro pode partilhar o link de convite. Ao entrar pela primeira vez, os utilizadores configuram um pequeno perfil com nome e foto opcional. Os grupos aparecem na barra lateral, onde é possível ver quem está no chat, sair quando quiser, ou remover outros membros (com excepção de quem criou o grupo).
As respostas do ChatGPT nos grupos usam o novo GPT-5.1 Auto, que escolhe o melhor modelo disponível para a pessoa a quem está a responder. Os limites de utilização só contam quando o ChatGPT fala, e são descontados do saldo de quem gerou a resposta. A OpenAI diz ter ensinado novos comportamentos sociais ao ChatGPT, para saber quando deve responder ou ficar calado, embora mencionar "ChatGPT" garanta sempre uma resposta.

O bot pode reagir com emojis, referir fotos de perfil e seguir instruções personalizadas por grupo. Quanto à privacidade, a memória pessoal do ChatGPT não é usada nas conversas de grupo, nem são criadas memórias a partir delas. A funcionalidade está a ser lançada na web e mobile para utilizadores no Japão, Taiwan, Nova Zelândia e Coreia do Sul, com a expansão a mais regiões a estar prometida para os próximos meses.


Actualização: Afinal não foi preciso esperar muito, já está a ser disponibilizado globalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário