A Uber dá mais um passo rumo ao objectivo de usar táxis sem condutor, desta vez em Abu Dhabi.
A Uber e a WeRide lançaram um serviço de táxis totalmente autónomos em Abu Dhabi, tornando-se o primeiro serviço do género disponível ao público no Médio Oriente. Os passageiros podem pedir uma viagem na app da Uber e entrar num veículo eléctrico sem condutor e sem operador de segurança - um marco que coloca os Emirados Árabes Unidos no pequeno grupo de países com acesso a este tipo de transporte.
Os utilizadores não precisam de fazer nada de especial para serem emparelhados com um WeRide GXR Robotaxi. Ao escolher opções normais como UberX ou Uber Comfort, podem receber um veículo autónomo se o percurso estiver dentro da zona de operação. Existe ainda a opção "Autonomous", que aumenta a probabilidade de fazer viagem num veículo autónomo sem condutor.
O lançamento surge após meses de testes iniciados no final de 2024, durante os quais as viagens autónomas eram feitas com um operador humano a bordo para recolher dados e validar o sistema. Agora passa-se à fase de operação em modo totalmente autónomo, a Uber gere as operações da frota e o suporte ao utilizador, enquanto a WeRide trata da tecnologia de condução autónoma. A Tawasul Transport assume as tarefas logísticas no terreno, como limpeza, inspecções, e gestão dos carregamento dos táxis eléctricos.
A Uber e a WeRide já confirmaram que Dubai será a próxima cidade a receber estes robotáxis, seguida por mais 15 lançamentos globais nos próximos cinco anos, incluindo vários grandes centros europeus.



Sem comentários:
Enviar um comentário