A OpenAI começou a disponibilizar uma nova actualização que permite ajustar a personalidade do ChatGPT, incluindo o nível de simpatia e entusiasmo nas respostas. Os utilizadores podem escolher se querem um tom mais caloroso, mais contido, ou manter o comportamento padrão.
A atualização acrescenta também controlos mais detalhados sobre o estilo de formatação. É possível definir com que frequência o ChatGPT usa emojis, títulos e listas, além do perfil geral de personalidade, como profissional, amigável, irreverente ou cínico. Estas opções estão disponíveis em Perfil → Personalização → Adicionar características.
Em paralelo, a OpenAI melhorou a forma como se escrevem e editam emails e textos longos dentro do ChatGPT. Passa a ser possível editar e formatar o texto directamente na conversa, sem necessidade de reescrever pedidos completos, bastando selecionar partes específicas do texto e pedir alterações apenas a esse excerto, tornando o processo de revisão mais rápido e preciso.
Dito isto, e como seria de esperar, já começaram a surgir críticas a estas alterações. Nomeadamente, porque motivo a opção referente aos emojis apenas permite escolher entre "mais emojis" ou "menos emoji", sem dar opção para "nunca usar emoji"!🆕 Writing blocks make it easier to craft the perfect email in ChatGPT.
— JZ (@jamesfzhang) December 19, 2025
∙Update & format text right in chat
∙Highlight to ask for changes, and accept or reject suggestions
∙Open in your email client once you’re ready to send
Try it & please let us know what you think! pic.twitter.com/2Vgf0Av3u6
Eu também adicionaria uma opção dedicada a "não fazer perguntas de continuidade e dar apenas as respostas ao que se pediu" - coisas que tradicionalmente têm que ser indicadas expressamente no conjunto de regras dados ao chatbot para que ele se comporte como se deseja - mesmo assim, sem que seja garantido que ele cumpra as coisas a 100%.


Sem comentários:
Enviar um comentário