Criar uma original ampulheta LED está ao alcance de qualquer pessoa, tornando-se num elemento decorativo e funcional.
Quem apreciar métodos originais de controlar o tempo pode recriar uma ampulheta em formato digital. E, graças ao avanço da tecnologia, isso agora pode ser feito com uma mão cheia de componentes que facilitam imensamente a tarefa.
No centro deste projecto LED Hourglass está um Arduino (Nano, Uno, ou outro), um sensor de orientação ADXL335 (acelerómetro), dois pequenos painéis LED 8x8, e uma bateria para permitir o seu funcionamento livre de cabos de alimentação. Tudo arrumado no interior de uma caixa impressa em 3D que permite uma infinidade de formatos exteriores de modo a se adequar ao estilo/função pretendida.
Graças ao sensor de orientação, o seu uso replica o de uma ampulheta tradicional, bastando virar o conjunto para que os "grãos de areia" digitais caiam na direcção correcta. Mas, sendo isso controlado pelo software, nada nos impede de inverter o funcionamento para criar uma ampulheta "anti-gravidade", ou usar este mesmo hardware para outros objectivos: por exemplo, transformando-o num temporizador com algarismos digitais quando o colocamos de lado.
Como sempre, o que é preciso é dar o primeiro passo, e depois começarão a surgir mais e mais ideias de como poderemos expandir - ou transformar por completo - o projecto.


Sem comentários:
Enviar um comentário