2025/12/20

Google quer 3 dólares por cada app instalada fora da Play Store

No processo de abertura da Play Store nos EUA, a Google segue as tácticas da Apple e tenta aplicar taxas e comissões sobre as instalações e compras externas.

A Google revelou como tenciona cumprir a decisão judicial nos EUA que obriga o Android a permitir lojas de apps alternativas e links externos para downloads - com novos custos associados. Embora ainda não esteja a cobrar, a empresa deixa claro que esses links não serão gratuitos para os developers.

Segundo as novas regras, a Google planeia cobrar 2.85 dólares por instalação de apps e 3.65 dólares por jogos quando o download acontecer até 24 horas após se ter clicado num link externo. Além disso, continua a exigir 20% de comissão sobre as compras dentro da app e 10% das subscrições, exigindo ainda revisão na Play Store, integração de APIs da Google e acesso integral a todas as transacções.
A opção de facturação alternativa também se torna totalmente inconsequente, já que resulta num desconto de apenas 5% face às taxas actuais.

Esta abordagem poderá acabar novamente em tribunal. A Epic Games já afirmou que vai contestar estas taxas se forem aplicadas, à semelhança do que aconteceu no caso da Apple (em que o tribunal reconheceu o direito a serem cobradas taxas, mas não as que a Apple queria - estando a aguardar-se o valor que o tribunal irá deliberar como sendo "justo"). A decisão final cabe agora ao juiz James Donato, que irá avaliar ainda este mês se a solução da Google cumpre realmente o espírito da decisão judicial.

Sem comentários:

Enviar um comentário