A Meta anunciou novidades a nível de melhorar o processo de recuperação de contas no Facebook e Instagram.
A Meta está a lançar um centro de suporte unificado para o Facebook e o Instagram, facilitando a resolução de problemas e a recuperação de contas - incluindo contas que foram roubadas por hackers. A empresa reconhece que o seu apoio ao utilizador nem sempre esteve "à altura das expectativas" e diz que espera resolver muitas das críticas com este novo sistema.
Como parte das alterações, a Meta está a desenvolver um assistente AI para fornecer ajuda personalizada e imediata em tarefas como recuperar contas ou actualizar definições. Inicialmente esta ferramenta só estará disponível no Facebook, mas a empresa diz que a irá expandir ao Instagram e outras apps no futuro.
Resta saber até que ponto o novo hub será realmente útil para quem já está bloqueado fora da sua conta, dado que o acesso acontece através das próprias apps - a que os utilizadores que perderem a contar não poderão aceder. Mas a Meta volta a atirar "AI" para a questão, dizendo que irá usar AI para identificar os passos certos para cada situação e reconhecer dispositivos e locais onde a conta foi utilizada anteriormente.
Esta iniciativa surge após anos de críticas sobre processos de recuperação lentos ou confusos, especialmente em casos de contas comprometidas. No entanto, permanecem as dúvidas sobre se a AI será capaz de lidar com a questão, especialmente quando em simultâneo se assiste a um crescente número de críticas noutras plataformas, como os casos de encerramentos de canais no YouTube devido a moderação AI errada.
Arrisco-me desde já a perguntar também se os hackers não começarão a tirar partido deste sistema AI da Meta para o transformarem num mecanismo de roubo de contas legítimas, convencendo a AI de que são eles de facto os donos das contas.


Sem comentários:
Enviar um comentário