Nos EUA a Amazon começou a activar o sistema Familiar Faces nas câmaras Ring, que identificam pessoas conhecidas.
A Amazon começou a activar nos Estados Unidos uma nova funcionalidade de reconhecimento facial com AI nas campainhas Ring, reacendendo preocupações sobre privacidade. A funcionalidade "Familiar Faces" permite identificar pessoas que aparecem regularmente à porta, substituindo os alertas genéricos por notificações mais informativas como "Mãe à porta de entrada".
Com o Familiar Faces, os utilizadores podem criar uma biblioteca de até 50 pessoas/rostos, incluindo familiares, amigos, vizinhos, estafetas, ou pessoal doméstico. Os rostos podem ser identificados directamente a partir do histórico de eventos ou através de uma nova área dedicada na app Ring, passando depois a surgir nas notificações, na linha temporal e no histórico. A opção não vem activada de origem, pelo que tem que ser ligada manualmente pelos utilizadores.
A Amazon diz que a funcionalidade também serve para reduzir alertas desnecessários, permitindo desactivar notificações para rostos específicos, como o próprio utilizador. A Amazon tenta minimizar as críticas dizendo que os dados biométricos são encriptados e não são partilhados com terceiros nem usados para treinar modelos de AI. Adicionalmente, garante que rostos não identificados são apagados automaticamente ao fim de 30 dias.
Mesmo assim, a funcionalidade está a ser fortemente criticada por organizações de defesa da privacidade. O historial da Ring inclui falhas graves de segurança, além de colaborações - nem sempre claras e transparentes - com forças de segurança, o que contribui para o sentimento de desconfiança. Também não ajuda que a Amazon garanta que a funcionalidade não pode ser usada para localizar pessoas, quando simultaneamente promove a capacidade "Search Party" que usa as câmaras Ring da área para ajudar a encontrar animais de estimação desaparecidos - sendo desde logo óbvio que, se pode encontrar animais, também pode muito bem aplicar o mesmo sistema para identificar e localizar pessoas.


Sem comentários:
Enviar um comentário