A Samsung confirmou que a série Galaxy S26, prevista para o primeiro trimestre de 2026, vai reforçar significativamente a capacidade de correr modelos AI localmente. Isso será conseguido graças ao novo Exynos 2600, o primeiro chipset de 2 nm do mundo, que estreia uma NPU completamente nova com ganho de desempenho de 113% face ao Exynos 2500.
Este aumento não é apenas teórico. A empresa sul-coreana NotaAI revelou que a sua tecnologia de optimização vai ser usada no Exynos 2600, permitindo executar modelos AI maiores directamente no dispositivo, sem depender de uma ligação à internet. A plataforma NetsPresso reduz drasticamente o tamanho dos modelos mantendo a precisão, o que abre a porta a assistentes mais avançados, processamento de imagem local, e funções inteligentes mais rápidas e privadas.
A Samsung e a NotaAI já tinham colaborado nos Exynos 2400 e 2500, além de co-desenvolverem o Exynos AI Studio. Uma parceria que será continuada com a série S26 e o Exynos 2600.🤝 Thrilled to share that Nota AI’s AI model optimization technology will be supplied for Samsung Semiconductor’ next-generation AP, Exynos 2600. #NotaAI #SamsungSemiconductor pic.twitter.com/BZkHFQXXft
— Nota AI (@nota_ai) December 30, 2025
Em paralelo, surgem rumores de uma nova funcionalidade de saúde chamada Brain Health, que poderá ser demonstrada pela Samsung na CES. Esta função analisará dados recolhidos por smartphones e wearables - como padrões de marcha, alterações na voz e sono - para detectar sinais precoces de declínio cognitivo e demência.
Se, por um lado, haverá quem possa não apreciar que o seu smartphone esteja a recolher tantos dados sobre si, outros apreciarão este tipo de monitorização. Sendo que, de resto, parece-me tornar-se inevitável que estes dados acabem por ser recolhidos e analisados, quer o utilizador deseje ou não - algo a ter em conta da próxima vez que ficarem intrigados com uma app bancária ou de seguros pedir acesso aos dados de saúde, com a justificação de que é para "dar um bónus com base nos passos dados por dia".

Sem comentários:
Enviar um comentário