A Google lançou novos modelos TranslateGemma para traduções, que prometem ser melhor que modelos bastante maiores.
Quase parecendo que a Google faz os possíveis para "estragar a festa" à OpenAI - que acabou de lançar o ChatGPT Translate dedicado às traduções - temos os novos modelos TranslateGemma.
Os modelos TranslateGemma, uma nova família de modelos de tradução open-source baseados no Gemma 3, chegam em versões de 4B, 12B e 27B parâmetros. Suportam 55 idiomas e foram concebidos para funcionar em diferentes tipos de hardware, desde dispositivos móveis até cloud.
O grande destaque está na eficiência. Nos testes internos com o benchmark WMT24++, o modelo TranslateGemma 12B superou o Gemma 3 27B, enquanto a versão 4B apresentou resultados próximos do modelo de 12B. Na prática, isto permite obter traduções de alta qualidade com exigências de hardware bastante mais reduzidas.
Além de texto, o TranslateGemma mantém as capacidades multimodais do Gemma 3, melhorando também a tradução de texto em imagens sem treino específico para esse fim. A Google apresenta estes modelos como uma base para investigação e desenvolvimento, com a versão 4B a ser particularmente interessante, pois pode funcionar em smartphones, permitindo traduções de alta-qualidade em modo totalmente offline.
Pessoalmente, continuo a aguardar por um micro-modelo AI que resolva - de uma vez por todas - a ainda frustrante experiência do autocorrect dos teclados mobile!


Sem comentários:
Enviar um comentário