Tirando partido do descontentamento com a publicidade no ChatGPT, a Anthropic aproveita a oportunidade para atrair utilizadores para o Claude.
Os utilizadores do plano gratuito do Claude podem agora criar e editar ficheiros directamente nas conversas, usar conectores para serviços externos, e aceder a skills especializadas - funcionalidades antes reservadas aos planos pagos. A geração de ficheiros utiliza o modelo Sonnet 4.5, enquanto os subscritores Pro continuam a ter acesso ao modelo Opus, mais avançado.
Os novos conectores permitem integrar o Claude com outras plataformas como o Slack, Asana, Zapier, Stripe, Canva, Notion, Figma e WordPress sem custos adicionais. As skills oferecem capacidades específicas para criar apresentações PowerPoint, folhas de cálculo Excel, documentos Word e PDFs, além da possibilidade de criar competências personalizadas adaptadas ao objectivo desejado.We're bringing some of Claude’s most-used features to the free plan.
— Claude (@claudeai) February 11, 2026
File creation, connectors, and skills are all now available without a subscription. pic.twitter.com/6EjrwLTWVQ
A Anthropic adicionou ainda a funcionalidade de "compaction" ao plano gratuito, que resume automaticamente partes anteriores da conversa para permitir interações mais longas. Apesar de continuarem a existir limites de utilização, a estratégia reforça a promessa de manter o Claude "sem anúncios"* (* até ao momento em que mudar de ideias).

Sem comentários:
Enviar um comentário