2026/02/07

Monitor vectorial HP1345A do WarGames

Um programador veterano do Windows recuperou um monitor vectorial HP1345A - popularizado pelo clássico filme WarGames de 1983.

O mais recente projecto de Dave Plummer - um programador que nos tem trazido várias curiosidades sobre o Windows - consistiu na recuperação de um monitor vectorial Hewlett-Packard Model 1345A (HP1345A), que muitos terão visto no filme WarGames.

Com a ajuda de um ESP32, Plummer criou um adaptador USB que permite ligar este monitor antigo a um PC moderno e executar demos e jogos. O HP1345a utiliza um interface incomum, com 16 linhas de dados e dois sinais de controlo, que Plummer descreve como sendo "totalmente proprietário". Mas isso não o impediu de ligar directamente todos os sinais a um ESP32-S3 e escreveu código para fazer a conversão entre a comunicação série do PC e o protocolo do monitor. Do lado do software, uma aplicação em Python envia um fluxo binário a 921.600 baud, permitindo ao monitor desenhar gráficos vectoriais animados com grande nitidez.
Ao contrário dos (agora também históricos) monitores CRT, que produziam as imagens fazendo o varrimento de linhas horizontas, estes monitores vectoriais desenhavam literalmente as linhas ponto a ponto, ao estilo dos ecrãs tradicionais dos osciloscópios analógicos. Como tal, não existem "píxeis" nem nenhum "frame rate" definido, sendo capaz de desenhar linhas contínuas perfeitas em qualquer orientação, e a sua velocidade fique dependente da quantidade de coisas que se desenham no ecrã. No caso do HP1345A de 6", tinha capacidade para desenhar até 8194 cm de linhas 60 vezes por segundo, com o seu fantástico aspecto verde fosforescente.
Depois da demonstração com animações vectoriais, Dave mostrou também aquilo que faz sonhar qualquer apreciador de jogos retro, com uma versão do jogo Asteroids a correr neste ecrã - o tipo de ecrã para o qual este jogo é totalmente adequado (embora não faltem outros jogos clássicos em 3D wireframe, como o Tempest, Battlezone e Star Wars, que já estejam a ser requisitados).

Sem comentários:

Enviar um comentário