2026/02/11

Site falso do 7-Zip distribui malware

O site 7zip[.]com faz-se passar pelo site oficial do 7-Zip (.org) distribuindo o utilitário com malware.

Uma versão falsa do popular compressor de ficheiros 7-Zip está a ser usada para distribuir malware. O site malicioso utiliza o domínio 7zip[.]com, muito semelhante ao domínio oficial 7-zip.org, de forma a tentar enganar os utilizadores.

Apesar de disponibilizar uma versão funcional do programa, durante a instalação são executados ficheiros modificados e outros componentes maliciosos que infectam o sistema. A principal função do malware é transformar o computador num proxy residencial, permitindo que terceiros encaminhem tráfego de internet através do IP da vítima - mas, esta capacidade poderá ser alterada a qualquer momento para infectar a máquina com outro tipo de malware, para coisas como roubo de dados.
[site 7-zip verdadeiro à esquerda; site falso à direita]

Na verdade, esta situação não é nova. Há anos que o criador oficial do 7-Zip tem alertado para que não se confie no domínio .com, que não tem qualquer relação com o 7-Zip oficial. Ainda assim, o site falso continua activo, e pode enganar pessoas por apresentar um design mais "moderno" que o site oficial que mantém um design funcional em texto "à moda antiga".

Portanto, quando quiserem descarregar o 7-Zip (algo recomendável de fazer em todos os PCs que tenham acabado de instalar o sistema operativo), certifiquem-se que o fazem a partir do site oficial 7-zip.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário