Há uma nova proposta para ajudar a conter os custos das memórias DDR5 - as HUDIMM - que basicamente usam metade da capacidade dos DIMMs actuais.
A nova especificação HUDIMM para memória DDR5 promete reduzir custos, mas com impacto significativo no desempenho. Desenvolvida em parceria entre a Intel, TeamGroup e ASRock, esta abordagem utiliza apenas um subcanal de 32 bits, em vez dos dois habituais (64 bits), o que reduz para metade o número de chips necessários, mas que também corta a largura de banda para metade.
Testes recentes confirmam esse impacto: ao simular um módulo HUDIMM, as velocidades de leitura, escrita e cópia caem cerca de 50% face a um módulo DDR5 convencional. A latência mantém-se praticamente inalterada, o que indica que a principal perda está mesmo na largura de banda e não no tempo de resposta.
Na prática, dois módulos HUDIMM oferecem desempenho semelhante a um único módulo DDR5 tradicional em single channel. A vantagem está no custo, já que estes módulos usam menos chips de memória, tornando-os mais baratos de produzir, mas com um compromisso claro em termos de desempenho.
Uma das propostas curiosas é a de se poder combinar um módulo DIMM tradicional com um HUDIMM, por exemplo, 16 + 8 GB, para um total de 24 GB de RAM, que ficaria acessível através de 64 + 32 bits, com melhor desempenho que um único módulo de 24 GB. Ainda assim, ficando a perder face ao uso de 16 + 8 GB em módulos convencionais (64+64 bits).
Este tipo de memória deverá ser direccionado para sistemas mais económicos, como PCs de escritório, em que os utilizadores não se preocupem com as questões de desempenho. Por outro lado, há que ficar atento para não comprar "gato por lebre", especialmente no mercado de material usado, onde as falcatruas com as memórias RAM têm atingido níveis histórios devido aos preços elevados destes compoenentes.



Sem comentários:
Enviar um comentário