A chegada do iOS 27 permite finalmente que os utilizadores configurem a app da câmara do sistema de modo a colocarem as opções e definições que mais utilizam de forma mais acessível - e evitando o ritual habitual de "terem que procurar" por elas. No entanto, há algumas opções que a Apple optou por apenas disponibilizar nos iPhone 18 Pro - e sem grande justificação para isso.
Quem tiver um iPhone 18 Pro tem um longo leque de opções disponíveis: flash, modo Live, formato (aspect ratio), temporizador, exposição, estilos, profundidade, modo nocturno, compressão (format), abertura, foco, velocidade de exposição, equilíbrio de branco, e histograma.
[foto via ShishirShelke1 no X]
Mas quem tiver um iPhone 17 Pro fica apenas com acesso a: flash, modo Live, formato, temporizador, exposição, estilos, profundidade, modo nocturno, e compressão.
Ora, o único controlo que logicamente faria sentido não estar presente é o da abertura, já que esse é um elemento de hardware que a Apple adicionou na geração iPhone 18 Pro. Todos os outros, incluindo o foco, velocidade de exposição, equilíbrio de branco, e histograma, poderiam muito bem ser aplicados na geração iPhone 17 Pro (e anteriores).
Parece que é algo que a Apple quer restringir artificialmente como forma de incentivar os utilizadores a comprarem os novos iPhones. Em alternativa, podem sempre optar por outras apps de câmara que há muito disponibilizam todo este tipo de controlos manuais aos iPhones, como a Project Indigo.


É o chamado obsolecência programada. Muito típico da Apple, modelos anteriores não recebem funcionalidades novas com o pretexto de que o terminal não aguenta tais funcionalidades, o que neste tópico é totalmente falso, os terminais anteriores tem potência suficiente para poder ter estas funcionalidades. Basta buscar uma app de terceiros e tem lá todas essas opções.
ResponderEliminar