O novo Mercedes EQS ganha a opção de ter steer-by-wire, por uns módicos 2.500 euros.
A Mercedes anunciou que vai ser possíel encomendar o novo EQS com um sistema de steer-by-wire, a tecnologia que elimina a ligação mecânica tradicional entre o volante e a direção das rodas. A opção custa 2.500 euros e inclui não só o novo volante de aspeto futurista, mas também a capacidade de virar as rodas traseiras até 10 graus - na direção oposta às dianteiras a baixa velocidade, facilitando as manobras; e na mesma direção a alta-velocidade, para maior estabilidade e comforto.
O volante tem um formato semelhante a um yoke e roda apenas 170 graus de um extremo ao outro, evitando rotações ou ficar numa posição desconfortável para as mãos. O sistema adapta a resposta da direção à velocidade e às condições de condução, o que significa que são necessários movimentos muito menores do volante durante as manobras. Outra particularidade está na forma como o sistema lida com o feedback da estrada. Como não existe uma ligação mecânica directa, a Mercedes pode controlar electronicamente a quantidade de vibrações, ressaltos e outras reacções transmitidas ao volante. A marca afirma ter conseguido manter a sensação de precisão característica dos seus automóveis, ao mesmo tempo que elimina grande parte das irregularidades que normalmente chegam às mãos do condutor.
Como se poderia imaginar, a segurança também foi uma prioridade. O sistema possui múltiplos sistemas de redundância em todos os níveis, assegurando que o condutor nunca ficará "sem volante". A Mercedes diz que a sua tecnologia já foi testada durante mais de um milhão de quilómetros e passou os testes de segurança da empresa. Com esta opção, a Mercedes juntas-se à Tesla e Lexus, que já utilizam steer-by-wire em alguns modelos.

Sem comentários:
Enviar um comentário