2012/11/16
Carregar Smartphones com a Respiração
A autonomia... a sempre insuficiente autonomia que nos obriga a adoptar hábitos em função dos tempos de carregamento e descarregamento dos nossos gadgets. Se é certo que podemos optar por baterias de alta capacidade, para esticarmos por mais algum tempo a utilização dos nossos aparelhos longe de uma tomada de carregamento; o desejável seria podermos recarregar esses equipamentos em qualquer lado.
É isso mesmo que nos propõe um designer brasileiro, que sugere a criação de uma máscara que dá uso ao movimento do ar que respiramos a cada inspiração e expiração para gerar energia para recarregar aparelhos, a que chamou AIRE.
Por enquanto não passa de um conceito que ainda não foi tornado realidade, embora o seu criador - o brasileiro João Lammoglia - diga estar interessado em comercializá-lo em breve.
Pessoalmente, não me parece que a pressão gerada pela nossa respiração seja suficiente para gerar qualquer tipo de energia "significativa". Mas, sabendo que os equipamentos electrónicos também vão ficando cada vez mais poupados e eficientes... quem sabe?... Talvez um dia seja mesmo possível ter um smartphone que possa ser alimentado pela respiração humana, ou pela temperatura da nossa pele, ou pelos movimentos que fazemos.
Scorpion
ResponderEliminarCorrer com aquela coisa na cara deve ser desafio interessante.
ResponderEliminarBane style :)
ResponderEliminar