2012/10/11

Análise Bateria Mugen Power para Galaxy S3

Os smartphones tornam-se máquinas cada vez mais potentes... mas as baterias, essas continuam a ser - e de forma cada vez mais notória - um dos maiores entraves a uma utilização livre de preocupações. Se para alguns utilizadores, os seus smartphones lhes permitem passar um fim-de-semana longe de um ponto de energia; para muitos outros, o facto de conseguirem chegar ao final do dia com o smartphone q funicionar será já motivo de orgulho. Será que podemos fazer alguma coisa quanto a isso? Que tal se comportam as ditas baterias expandidas que vão surgindo no mercado? É isso mesmo que o nosso incansável Luis Costa nos vai dizer, já a seguir:


Na semana passada, num artigo no Apps do Android referente à App Battery Doctor, dizia:
"Os smartphones continuam a ganhar novas funcionalidades, a crescer em tamanho, mas a bateria pouco ou nada evoluiu."  
Para quem faz uma utilização intensiva do seu smartphone, frequentemente chegará ao final do dia com a bateria nas últimas. Noutros casos, um carregamento intermédio sempre que se esteja perto de uma tomada ou porta USB é a única solução para conseguir atravessar o dia.




No meu caso, uso o meu Galaxy S3 "limitado" a 2G com dados e sync sempre ligados,  sendo o Wi-Fi e GPS ligados apenas quando necessário. Após um dia de utilização normal, e dando um pouco mais de uso ao Twitter, já sei que terei que o ligar ao carregador assim que chego a casa.

Uma curta revisão matinal da timeline, seguida de nova leitura à hora de almoço, cerca de uma hora e meia de Wi-Fi no regresso a casa, para por em dia os tweets e respectivos links em atraso, resultam num consumo como o apresentado em baixo.


[Galaxy S3, bateria standard de 2100mAh: 43% ao final do dia]


A Mugen, uma empresa sediada em Hong Kong, e especialista em baterias de alto desempenho para equipamentos móveis, disponibiliza baterias para uma vasta gama de smartphones, no qual se inclui precisamente o Galaxy S3. Há muito que tinha curiosidade em saber que tal uma destas baterias se comportaria, e após alguns contactos lá nos enviaram uma "super bateria" de 4600mAh [HLI-I9300XL] que promete ser capaz de responder às solicitações dos utilizadores mais exigentes.



Tratando-se de uma bateria "XL", a mesma vem acompanhada por uma tampa traseira modificada, para poder albergar a mesma. (Para quem estiver assustado por isto, relembro que a Mugen tem igualmente baterias de tamanho idêntico à bateria original - mas neste caso, queríamos ver o potencial máximo que uma bateria XL permitiria atingir.)




A tampa traseira vem no entanto com uma característica adicional interessante: uma patilha de metal que pode ser usada como suporte para manter o Galaxy S3 numa posição inclinada sobre uma mesa, ideal para ver vídeos, por exemplo. No entanto, não tem qualquer tipo de ajuste ou travamento - se tocarem na patilha, esta recolhe e o equipamento "cai".



O incremento na capacidade da bateria tem naturalmente reflexos nas dimensões da mesma.

Para termo de comparação, utilizei uma pilha AA.


A tampa traseira vê a sua profundidade aumentada para cerca do dobro da original.


Com a bateria e tampa aplicadas, o fino S3 torna-se subitamente num equipamento completamente diferente. 


É inegável que fica com uma espessura muito superior, mas as laterais da capa foram concebidas de forma se encaixarem de forma confortável na mão do utilizador. Mesmo numa mão pequena consegue utilizar o S3 "XL" sem grandes problemas. Há também um incremento no peso, mas este não é significativo nem impeditivo para o uso do equipamento, mesmo quando se trata de uma utilização prolongada.

A instalação da tampa traseira é simples, por encaixe. Para a retirar, basta começar por desencaixar a tampa pela parte de cima onde tem uma pequena saliência para facilitar esta tarefa.




Autonomia

Para permitir um termo de comparação o mais fiável possível, tentei repetir a utilização que tinha feito anteriormente com a bateria original - mas os planos foram imediatamente alterados, pois esqueci-me de desligar o WiFi à saída de casa, pelo que este ficou ligado por mais duas horas.


Ainda assim, no regresso a casa tinha uns simpáticos 69%, um valor bastante mais confortável que os 43% obtidos com a bateria original.


Nos tempos que correm, os utilizadores mais intensivos acabam por se adaptar às limitações da autonomia da bateria. O objectivo passa por conseguir ter bateria suficiente para chegar a casa depois de um dia de trabalho, e o uso do carregador uma rotina diária... é inevitável.

Foi portanto, com natural expectativa, que levei a bateria até próximo do seu limite.


Além da utilização matinal, repeti a dose da tarde e acrescentei a utilização nocturna. Wi-Fi ligado sempre que utilizava o S3. Durante a noite/madrugada, ligado com dados e sync. Voltei a utilizar normalmente durante a manhã e no regresso a casa (twitter principalmente).  E no final, ainda ficou cerca de uma hora sem utilização, registando por essa altura 4% de bateria restante: dois dias de utilização "despreocupada" sem ter recarregado - algo impossível de fazer com a bateria de origem.


Conclusão:


Esta bateria Mugen é um verdadeiro reservatório de energia. Consegue responder às solicitações mais exigentes ao longo de um dia de trabalho, isto sem preocupações para o utilizador.

Para quem fizer uma utilização mais moderada terá carga suficiente para dois dias, que poderão mesmo chegar aos três no caso dos utilizadores mais poupados. Para quem andar continuamente em viagem e longe de um ponto de carregamento, ou simplesmente quiser usar intensivamente o seu Galaxy S3 sem preocupações,  vai por certo apreciar a autonomia oferecida por esta bateria Mugen.

Podem adquirir esta e outras baterias no site da Mugen, sendo que esta bateria de 4600mAh para o Galaxy S3 tem um preço de 69€ já com portes incluidos. (Se seguirem a Mugen no Facebook ou Twitter podem usufruir de um desconto).



Bateria Mugen 4600mAh para Galaxy S3
Prós

  • Autonomia
  • Relação peso/autonomia
  • Tampa traseira confortável

Contras

  • Preço
  • Dimensões


11 comentários:

  1. boas baterias, uso uma dessa marca e a autonomia aumentou de 1 para 2 dias.

    ResponderEliminar
  2. Bom artigo, para que não esta por dentro do que se 'faz' por esse mundo fora, artigos como estes, são como agua no deserto!
    Continuem com o bom trabalho
    ER

    ResponderEliminar
  3. Boa forma de se fazer ginástica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais o volume que o peso. São 185gr vs 133gr!

      52gr não dão para dispensar o ginásio :)

      E como disse, a capa ajusta-se ao formato da mão, acabando por até ser confortável.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Não parece afectar o comportamento, mas o Luis Costa vai fazer mais testes para tirar isso a limpo... assim que arranjar forma de usar o NFC. :)

      Eliminar
  5. Utilizo a ROM Omega v27 e consigo 2 dias completos de autonomia com a ligação wifi ligada todo o dia e com consultas constantes do facebook, email, etc.

    ResponderEliminar
  6. Para os interessados, fica a informação: 4h para carregar.

    ResponderEliminar
  7. pode dar a dica de como comprar ... eles entregam no brasil como foi feito sua compra ??? grato pelas informações
    alanpocos@gmail.com

    ResponderEliminar