2017/01/05

Como receber emails ou notificações de promoções no AadM

Quem se quiser manter a par das promoções que referimos (ou de outros artigos específicos) para garantir que nada lhe passa despercebido, pode fazê-lo com facilidade recorrendo ao hiper-versátil IFTTT.

Um nosso leitor, a propósito da promoção do Lenovo ZUK Z2, perguntou - e bem - se não seria possível receber um email ou notificação sempre que fosse publicada alguma promoção no Aberto até de Madrugada. E sim, há forma de o fazer, embora tenham que perder um minuto a implementá-la.

Actualização: já é finalmente possível criar applets públicos novamente no IFTTT, aqui está ele: Promos AadM via email. (Caso o queiram fazer manualmente, seguem-se as instruções anteriores.)


Para o fazerem bastará recorrer ao IFTTT, para criarem uma "receita" que vos envie um email ou notificação (ou ambos) sempre que surgir um novo artigo classificado como promoção. Infelizmente, a funcionalidade de partilhar receitas parece ter sido suspensa, pelo que não tenho forma de partilhar uma receita já feita - felizmente, é algo que podem fazer em menos de um minuto.

Depois de entrarem no IFTTT (e registarem-se se for caso disso), deverão ir até à secção "My Applets" e criar uma nova Applet. Ter atenção que o botão de criar uma nova Applet pode ficar escondido atrás de applets já criadas, pelo que se não aparecer tentem alargar a janela do browser.

Depois a sequência é simples:
  1. Clicar no "+this" na frase "if this then that"
  2. Escolher o serviço "feed" -> "new feed item"
  3. No campo de endereço do feed URL introduzir:
    http://abertoatedemadrugada.com/feeds/posts/default/-/Promo%C3%A7%C3%B5es?alt=rss&max-results=3
    e de seguida clicar no "create trigger"
  4. Clicar no "+that" na frase "if this then that"
  5. Escolher o serviço "email" (ou "notifications", dependendo do que pretendem), seguido da respectiva acção de enviar o email/notificação; e clicar em "create action"
  6. Neste último passo podem dar um título descritivo ao applet, como "Promoções AadM" e clicar em "Finish"

    (Nota: podem optar por receber uma notificação sempre que o applet for executado, pelo que mesmo que escolham a opção de receber email, poderão receber uma notificação na mesma.
    Nota 2: No Chrome deparei-me com um bug que, no passo 6, não fazia surgir a caixa que permite alterar o título da notificação e não a deixava criar com erro de falta de título; a solução foi usar o Firefox.)

E pronto, de agora em diante, sempre que surgir um artigo a falar de uma promoção no AadM, receberão o email e/ou notificação (ter em conta que pode haver um atraso de até 1 hora para que o sistema processe o feed e vos envie o alerta.)

Este mesmo sistema poderá ser utilizado para 1001 outras coisas, quer para serem notificados de notícias de outras categorias - substituindo o "Promo%C3%A7%C3%B5es" no URL do feed pela "label" pretendida - quer para redireccionaram esses artigos para qualquer outro destino que o IFTTT permita (por exemplo, colocar esse artigos directamente no Instapaper ou Evernote.)


Espero que a dica vos seja útil... e enquanto isso aguardamos resposta do IFTTT sobre como poderemos partilhar as receitas, facilitando ainda mais o processo a quem as quiser utilizar.

2 comentários: