2023/10/18

16 anos de Aberto até de Madrugada

O Aberto até de Madrugada chega aos "sweet sixteen". :)

Chegamos novamente àquela altura do ano em que se torna obrigatório mencionar o aniversário e somar mais um à sua idade, entrando agora em período de adolescência pura. São 16 anos deste lado, e outros tantos desse lado - para quem acompanha desde o início, sem desvalorizar todos os que nos foram encontrando desde então (incluindo aqueles que nos podem ter encontrado só hoje).

Os 16 anos podem ser uma época feliz, mas chegam numa altura em que também se pode considerar que se aproxima o fim da inocência. São cada vez mais notórias as tentativas de manipulação e propaganda nas redes sociais, tanto por culpa dos seus "algoritmos" que têm como missão tentar fazer com que os utilizadores por lá permaneçam o máximo de tempo possível, como dos exércitos de bots que tentam tirar o máximo partido disso com publicações polémicas, desinformação, e tudo o mais que tente assegurar que sejam publicações que suscitem reacções e sejam exibidas ao máximo número de pessoas possíveis. É um fenómeno que obriga a ter grande dose de paciência e tolerância, para não nos deixarmos arrastar para essa espiral, mantendo o foco naquilo que realmente nos interessa.

No campo da tecnologia propriamente dita, têm faltado "revoluções". Depois da fase de rápida evolução nos smartphones, estamos agora numa era em que cada novo modelo é "um pouco mais rápido" e tem câmaras "um pouco melhores". É algo que sabe a pouco mas que, por outro lado, vai fazendo com que se dê mais valor à questão da longevidade, com alguns fabricantes a aumentarem (finalmente) o período de actualizações e suporte oficial. Quanto à realidade virtual / aumentada, apesar de todas as promessas, só no próximo ano iremos ver a reacção do público aos ultra-dispendiosos Vision Pro da Apple, e ainda está longe de se poder dizer que o público esteja disposto a isso. Por outro lado, pode ser uma daquelas coisas que vá conquistando mercado lentamente, até se tornar comum quase sem se dar por isso.

A tecnologia que mais tem mostrado rápida evolução tem sido a Inteligência Artificial, e aí temos visto melhorias revolucionárias a surgirem a ritmo acelerado. Um ritmo tão acelerado que até se torna difícil explorar todas as suas potencialidades e capacidades. Isto é algo que irá começar a tornar-se mais visível ao longo dos próximos anos, à medida que as empresas a forem integrando nos seus produtos e serviços; sendo que o passo mais aguardado é a sua utilização para renovar os "velhos" assistentes digitais, cujas capacidades se tornam pré-históricas quando comparados com os modelos AI mais recentes.

Dito isto, passo para o nosso habitual passatempo de aniversário, em que este ano é um Xiaomi Redmi 12.


Passatempo encerrado: O vencedor foi o João Monteiro, que já foi contactado por email com as boas notícias. Fica atento aos próximos passatempos.

P.S. Manda a tradição que deixe um link para o post do aniversário anterior; e também para o primeiro post do AadM em 2007.

11 comentários:

  1. Adoro o blog, sigo o feed a um ano mais ou menos, e espero que venham mais 16 anos!

    ResponderEliminar
  2. Sou leitor há muitos anos, já perdi a conta. Muitos parabéns e que continuem por muitos mais anos.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Carlos, venham os proxímos 16.

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabens que venham muitos mais anos!

    ResponderEliminar
  5. Décima sexta volta em torno do Sol.
    Parabéns. 👏👏

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns! Que o AadM continue por outros tantos!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Carlos! É de louvar o trabalho que tens feito pela informação "tech", sem o "exércitos de bots" que outros blogs de (des)informação têm... Foi o que me fez ficar mais por aqui do que por *outros* "bloat"ware ou "vapor"ware ou qualquer outra coisa acabada em ware...!! :D :D
    Venham os próximos 16! ;)

    ResponderEliminar
  8. Parabéns "atrasados"... esta semana foi complicada e só hoje é que estou a recuperar os posts perdidos nos últimos dias. O acompanhamento quase religioso do Blog só é superado em tempo pela amizade pelo mentor do projeto Carlos Martins :) Grande abraço e até daqui a uma semana @Francesinha

    ResponderEliminar