2024/04/22

Google Maps cada vez mais chato com as notificações

O Google Maps é um dos serviços mais úteis que existem na actualidade, mas nos últimos tempos tem-se tornado cada vez mais insistente e chato para os utilizadores.

Sou utilizador de longa data do Google Maps, fazendo até parte do grupo de pessoas - Local Guides - que contribui voluntariamente com fotos e informação de estabelecimentos e locais (que em tempos até oferecia alguns benefícios, mas que entretanto desapareceram). Ainda assim, continuo a fazer serviço gratuito para a Google, mas as coisas têm-se tornado um pouco estranhas.

Já estava habituado a que, de tempos a tempos, o Google Maps lá fizesse surgir alguma notificação a pedir informação sobre um local em que estivesse estado. Mas ultimamente, esses pedidos têm atingido níveis ridículos, com pedidos quase contínuos que quase me fazem sentir como se tivesse algum tipo de obrigação de trabalhar gratuitamente para a Google.
A situação torna-se tão ridícula que, por vezes, até me pede informações sobre locais em que simplesmente parei por estar num semáforo ou sinal de stop, por menos de um minuto - tentando convencer-me a adicionar informação adicional sobre um restaurante, ou café, ou até um casino.

A coisa tem-se tornado tão frequente e chata que me fez ir espreitar a secção de notificações do Google Maps, onde fui novamente surpreendido. Esperava eu encontrar por lá algo como 4 ou 5 catagorias de notificações que pudesse activar ou desactivar, mas a verdade é que a secção de notificações do Google Maps para iOS tem actualmente 25 categorias!
Mas pronto, não me posso queixar de estarem disponíveis categorias em excesso, que nos permitem seleccionar quais as notificações que queremos receber e quais queremos deixar de ver.

Como última nota, e quase comprovando as minhas queixas do Google Maps se estar a tornar excessivamente chato, quando abri o Google Maps deparei-me com o seguinte ecrã (que também foi uma estreia) que me recomendava experimentar o Chrome!
Nota final, eu até já utilizo o Chrome como browser pré-definido em iOS, pelo que a recomendação se torna duplamente ridícula.

Entre este tipo de coisas, e outras como o Facebook, que nos chega mandar fantásticas notificações a dizer "tem uma notificação" tentando forçar-nos a abrir a app para saber do que se trata, parece estar comprovado um desespero cada vez maior por parte de alguns serviços em tentar assegurar que abrem as suas apps o maior número de vezes possível.

4 comentários:

  1. Passei pelo mesmo e desativei as notificações.

    Assim, quando quero coisas relacionadas com o Google Maps, abro a aplicação e pronto.

    Concluí que não existe necessidade de ser alertado seja pelo que for quando a aplicação não estiver aberta ou quando não estiver em primeiro plano.

    ResponderEliminar
  2. Carlos, já agora, uma sugestão para um futuro artigo:

    Porque usas IOS em detrimento de Android em 2024?
    Podes publicar um artigo com as ruas impressões e apreciações?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta altura acabam por ser praticamente comutativos. Tanto posso andar com um iPhone como com um Android (que também tenho, mas não sendo o escolhido para o uso diário - funcionando como "backup" caso aconteça algum imprevisto :).

      Eliminar
    2. Aí está um excelente mote para um excelente artigo neste blogue.
      👍👍

      Eliminar