2010/11/22

Notícias do Dia

Para além da chegada do iOS 4.2 temos ainda novidades do WebOS, a morte anunciada das câmaras fotográficas compactas, uma falha no Google que permitia a colheita do vosso endereço de email, Zon a 360 "Megas", e ainda uma espada laser via Kinect.



Câmaras Compactas em Queda


Podemos agradecer aos smartphones e telemóveis... Com a qualidade fotográfica destes equipamentos a subir e a tornar-se suficientemente aceitável para a maioria das ocasiões, o mercado das câmaras fotográficas compactas tem estado em queda nos últimos tempos.
A verdade é que sempre que pego numa câmara tradicional, a primeira coisa que sinto falta... é estar "ligado ao mundo." Ter que transferir as fotos para um PC ou para outros dispositivo, para as poder enviar para a web ou para amigos, é um inconveniente cada vez maior nesta altura.


Falha do Google permite apanhar Emails

Até me admira tal coisa não ter surgido mais cedo... Foi descoberta uma vulnerabilidade que permitia que um site vos apanhasse o vosso endereço de email, caso estivessem com a vossa conta do Gmail activa no browser.
Ou seja, bastava visitarem um site para que ele vos apanhasse o vosso endereço do Gmail.
Entretanto, esta falha já foi corrigida pelo Google mas... dá que pensar.



WebOS sobe de resolução

Se leram a minha análise ao Palm Pre 2, deverão estar familiarizados com o ponto negativo que salta à vista: a sua reduzida resolução HVGA (320x480) - numa altura em que a concorrência já anda pelos 800x480 e até mais.
Mas, parece que há boas perspectivas para breve: o WebOS prepara-se para suportar mais e variadas resoluções na próxima versão de desenvolvimento Enyo. O que faz prever que surjam equipamentos com maior resolução e até tablets.

As futuras Apps do WebOS serão capazes de se adaptar automaticamente às resoluções superiores e diferentes ecrãs (como demonstrado no seguinte vídeo, aos 16:00.)


ZON 360 Megas

Não sei se a ZON estará a demonstrar ter sentido de humor, mas é que - indiferente a todas as reclamações de todos os clientes zon fibra, que das velocidades anunciadas de 50 e 100Mbits (agora 60 e 120) não conseguem passar dos 20 ou 30Mbits, se tanto - no último panfleto da ZON, reforça a convicção de ser o operador que cumpre com as velocidades anunciadas... e sobe a parada oferecendo 360Megas de ligação.


Kinect soma e segue

Os projectos que dão uso ao Kinect da MS continuam a surgir às catadupas. Para além de já ter sido criado um ponto de encontre em OpenKinect, o mais recente vídeo mostra-nos como tornar "quase" realidade o sonho de ter uma espada laser.





Curtas do Dia

11 comentários:

  1. Quando houver um telemóvel com melhores fotos que essa canon s95(não foi muito boa escolhas pois esta é das melhores compactas lol) eu deixo de usar maquina fotografia, nem o N8 :p

    ResponderEliminar
  2. @telmo
    Mais maior minimizado... é o que dá reformatar a frase a meio. :)

    ResponderEliminar
  3. Devo dizer que estou agradavelmente surpreendido com a minha ligação de 50 Mbits ZON.

    Tive a reinstalar a minha colecção de jogos da Steam e fiz download a 5.1 MB/s a maior parte do tempo e tendo chegado a uns maravilhosos 7.3 MB/s durante uns 5 minutos.

    Os downloads dos servidores da Apple e Microsoft também são bastante rápidos (3 - 4 MB/s)

    Claro que P2P é outra história...

    ResponderEliminar
  4. Não sei porque, mas esse video do Kinect parece ser falso...

    ResponderEliminar
  5. Por aqui nada a apontar à minha ligação da ZON a 60Mbps... 5*

    http://img808.imageshack.us/img808/2083/semttulozo.jpg

    ResponderEliminar
  6. nada a apontar? vai sacar torrents a ver se não te queixas... fico com a minha ligação toda engasgada e o download vê-se mesmo que fica limitado por vezes aos 50k/s se sacar donde dizes tb tenho a velocidade como quero mas esse screenshot que mandas-te é USENET tens de pagar! não acho que se deva pagar para ter uma coisa que já estás a pagar...jogos online a maioria a mesma coisa como alguns são p2p fica tudo engasgado.. enfim

    ResponderEliminar
  7. é por causa de clientes como vocês que se conformam e dizem que a ligação é 5* que a zon faz falsa propaganda...

    ResponderEliminar
  8. Calma Rui, nem toda a gente usa a net para o mesmo fim.
    E testar a ligação usando torrents julgo não ser o melhor método, visto depender da velocidade dos seeds. E ao fazer o upload afecta a velocidade de download.
    Também tenho ZON e apesar de não considerar 5*, não posso falar muito mal. Além de que já andei a sondar a concorrência e não há muito melhor.

    ResponderEliminar
  9. Eu também uso torrents, e é claro que muito raramente atinjo aquela velocidade que coloquei em cima, mas no entanto saco com facilidade a 2 - 4 MB/s, na minha zona não sofro de congestionamentos, nem de TS agressivo.

    ResponderEliminar
  10. na minha zona o TS é super agressivo e só me chateia a falsa propaganda e não admitirem que o fazem... é demasiado evidente... nao uso só os torrents para testar usei vários programas e vários pc's... é que para lhes dar a volta só como o user em cima fez pagando um servido USENET ou pagando um VPN como eu já cheguei a fazer e os resultados são milagrosos... mas pagar para deslimitar uma coisa que supostamente não é limitada... enfim fico fulo e só me chateio pk no fim a zon vem como a k tem menos queixas de clientes como dizem na publicidade deles... acho incrível...

    ResponderEliminar