2010/11/02

A Verdadeira "Fibra" da ZON

Bem pode anunciar aos sete ventos que é o operador com maior satisfação de mercado... mas isso não invalida que os clientes da Zon/Netcabo estejam cada vez mais descontentes com o serviço de internet que lhes é prestado.

Não passa um único dia sem que receba emails ou relatos de colegas e amigos de que as suas ligações ZON, anunciadas - e pagas! - como sendo "fibra" de 50 e até 100 "Megas", deixam muito a desejar.

Na grande maioria dos casos, qualquer tipo de downloads é feito a velocidades inferiores a 8Mbits, sendo que nalguns casos até faz lembrar as velocidades dos velhos modems de 56Kbits.

Uma visita aos fóruns da Zon demonstra bem a extensão e gravidade do problema:


São incontáveis relatos de clientes que não estão a ter o serviço que contrataram e pelo qual pagam mensalmente.

Mas calma, que as coisas pioram ainda mais.

A ZON tem ainda o descaramento de insinuar -e até afirmar- que o problema não é deles, e que deverá ser um problema num computador do cliente. O que se torna completamente ridículo quando "deste lado" estão pessoas que sabem mais daquilo do que os desgraçados que atendem os telefones e seguem os "scripts" pré-definidos.

É certo que a Zon apenas diz "garantir" as velocidades até à sua "central"... e obviamente não pode ser responsabilizada pelas lentidões de sites de terceiros; mas... quando está a vender 100Mbits, que depois na prática se traduzem nums ineficazes 4 ou 5Mbps, isto não é pura publicidade enganosa?

E nem vamos falar do tão famoso traffic-shaping... Aquele que, mesmo depois de estar provado que é feito, continua a ser desmentido e negado pela Zon.

39 comentários:

  1. Tristeza do caracas... :o\
    Mesmo antes de sair de Portugal tinha posto Zon em casa e esta MUITO satisfeito com o servico!

    Estou a ver que foi sol de pouca dura...

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  2. Eu também não me posso queixar muito, tenho "apenas" 20Mbits, e durante a noite 0h-8h tenho as velocidades contratadas - mas durante o resto do horário não.

    E desde que a Zon começou a "enganar" os clientes com a "fibra", tenho impressão que a situação tem ficado cada vez pior...

    ResponderEliminar
  3. E no Meo?
    É assim tão melhor?

    Tenho ZON e não tenho muito a dizer mas já verifiquei sim que eles "controlam" a coisa durante o dia. Mas quando preciso a net (é normalmente à noite e ao fim-de-semana) anda bem...

    ResponderEliminar
  4. @networkpadawan2/11/10 15:18

    A verdade é que por vezes a culpa é mesmo dos utilizadores que não fazem ideia do serviço que têm e acham que do outro "lado" existem servidores de alta disponibilidade so para eles...

    ResponderEliminar
  5. @networkpadawan2/11/10 15:24

    Meo Vodafone Zon Clix são basicamente iguais...a distancia para as centrais afecta e a partir é a configuração que os isp tem + 90% dos casos o problema esta entre a cadeira e o teclado...

    ResponderEliminar
  6. @networkpadawan

    "Culpa dos utilizadores" não cola, quando estão apenas a reclamar pelo serviço pelo qual pagam.

    É completamente injustificável que, com 100Mb contratados, não seja possível ver um vídeo YouTube sem estar constantemente a parar para buffering, quando numa ligação de 1/10 da velocidade tal seja possível...

    ResponderEliminar
  7. @networkpadawan2/11/10 15:49

    não é questão de colar, mas pcs infestados com spyware, erros de protocolo, flash nao actualizado, versoes marteladas de SO, tweaks à stack tcp mal feitos, p2p "aberto" ao maximo...não na Zon, mas ouço e resolvo isto todos os dias...

    ResponderEliminar
  8. Bem não tem a ver com fibra nem nada disso, até porque onde vivo lá para 2100 é capaz de chegar, mas mesmo assim tenho 24 MBps contratados que são respeitados em 90% ou mais do tempo.

    O problema é mesmo que uma menina do atendimento considera que o técnico que faz as reparações não sabe distinguir um cabo partido de um bom, e à minima quantidade de chuva fico sem rede, de salientar que o pobre homem só não muda o dito cujo porque não recebe autorização dos possuidores do conhecimento que estão num contentor qualquer a receber chamadas que dizem que a rede está boa. A solução apontado pelo senhor foi mesmo pegar num machado e cortar o cabo a meio fico sem linha uma semana mas ao menos mudam aquilo.

    PS: A reparação não chega a 15 €. Menos do que pago para ter linha em casa!

    ResponderEliminar
  9. Essa da "culpa do utilizador" saiu certamente direitinha do guiões que estão na maioria dos CC nos ISPs Portugueses. E até enraizada na genética dos nativos já que, nesta terra, a culpa é sempre dos outros...

    Pois para aqui vem de carrinho e assim só tenho a responder tal como o faço de cada vez que alguém pensa sequer em começar a sugerir tal coisa.

    Os meus comps estão ligados a GB na LAN. E se dentro da LAN eles se aguentam à bronca, sem sequer soluçar, a questão certamente não está por aqui. Geddit? :)

    Quanto à 2ª "favorita" também aflorada pelo caríssimo @networkpadawan sugiro que pense 2 (ou 3 ou 4 vezes) antes de voltar a falar em centrais e distâncias já que um dos principais argumentos de venda na fibra é exactamente o não ser afectada por essa limitação. Geddit? :)

    Ora deixa cá reler outra vez o que alguém aqui já disse acerca das cadeiras e teclados... :)

    Quanto à minha experiência com a fibra, VDF, não corresponde totalmente à publicidade que dela fazem mas também não é de modo a desiludir, pelo menos por enquanto...

    Tenho variações enormes sendo que o ponto mais baixo é invariavelmente atingido por volta da hora nobre nas TVs. Nada que não seja de esperar pois a IPTV integrante nestes pacotes terá sempre de contar com uma prioridade de tráfego muito superior a tudo o resto ou o slideshow aparecerá. E um telejornal aos soluços seria sempre muito pior do que algum buffering em clips ou umas paginas mais lentas a completar.
    Assim, por essas horas tenho cerca de 8 a 10% do total contratado sendo que no resto do dia vai saltando entre os 50 a 80% com alguns raros picos até aos 90% do contratado, que neste caso é de 100Mbits.

    ResponderEliminar
  10. @networkpadawan, duvido que todos os que se estejam a queixar sofram do mesmo (estejam infectados e a abusar do servico e mais nao sei o que).

    O Carlos ja provou aqui que os gajos fazem traffic shapping e se os utilizadores pensam que tem servidores de alta disponibilidade so para eles (ou, mais correctamente, links de alta disponibilidade para eles), e porque a publicidade lhes diz que estao a pagar por um servico onde tem acesso a isso mesmo.

    O primeiro ISP que vi ser sincero sobre as velocidades foi a Clix: anunciou o seu servico de ADSL a dizer "velocidades ATE x mbps".

    A partir dai nao te podes queixar porque eles nao garantem coisa alguma...

    Se queres velocidades garantidas compra um circuito dedicado e paga prai 1000 euros por 8mbps simetricos...

    O problema aqui e que eles poem a coisa de tal forma que:
    a) os users pensam que tem downloads ilimitados;
    b) e velocidades "ate 100mbps", o que da a entender que a velocidade chegara aos 100mbps mas, e garantido que consigas, pelo menos, uns 25 ou 50!

    No apartamento que estou agora tenho uma velocidade miseravel (em cabo). Tanto funciona a 12 mbps downstream e uns 3.5mbps upstream como baixa para os 3mbps downstream e 512kbps upstream. No meu caso nao me posso queixar porque esta incluido na renda do apartamento :oP
    Mas agora vou mudar de casa e ja vou ter uma ligacao de fibra (tambem incluida na renda do apartamento).

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  11. @networkpadawan2/11/10 16:28

    claro que existem scripts...e dos mais idiotas que se podem lembrar, criados por pessoas que percebem tanto de networking como eu da poda ou da pesca, não é isso que coloco em causa, mas sim a segunda parte, tanto ou mais importante...os utlizadores.

    Tens GB LAN? awesome, uplink de 1024 em casa, sai de casa com upload de 4.9mb em p2p, e ficas com 100kbps para requests a paginas, adivinha lá, ligas para o tao mau apoio a dizer "não dá" ou "a net está lenta"...geddit?
    a distancia eu falava no cobre/adsl...na fibra tens razao essa lacuna é colmatada a 99%...até à central...a partir dai é uma ligação "normal" do isp até ao destino...e garanto te que ninguem tem gigabit ou fastethernet de uplink para ti...geddit?

    mas vou reiterar...os isps, sao maus. todos. todos tem reclamaçoes...agora nao convem esquecer que os cliente por norma nao sao muito melhores....

    ResponderEliminar
  12. @networkpadawan2/11/10 16:36

    @Luis mas eu nao estou em campanha a defender isp´s pelo contrario...deviam terminar com todo o bloatware e dedicarem aquilo que se quer...boas ligações estaveis e com boa disponibilidade. isps usam mau/bom marketing para guiarem as pessoas..mas ate nas pub´s já diz..."velocidade até à central" eles mais salvaguardados não estão...mas isto é como em tudo, é como comprar um carro ou casa, tem que se ler as entrelinhas...mas este blog parece me um pouco mais tecnico portanto não me parece por bem, usar as respostas de um user "comum".

    traffic shapping é qos, é usado para assegurar boas ligações..eu não sou contra qos´s...acho que é um mal necessario devido aos hoggers que por ai andam...critico sim, a não divulgação dessas politicas.

    ResponderEliminar
  13. Eu andei quase 2 meses a reclamar da ZON devido a que no periodo das 19 às 24 os meu 20 Megabits se reduziam a 4 ou 5, e mesmo a 1 nos dias mais críticos, como no Domingo à noite.
    No entanto no passado domingo a ZON fez qualquer coisa que me resolveu o problema. Domingo e segunda feira pude constatar 20 Megabits limpinhos e mesmo em ligações internacionais, a todas as horas do dia. Vamos ver se assim se mantêm.
    Mas a verdade é que estive por um fio para sair da ZON, tendo mesmo chegado a ligar para lá para cancelar os contratos, que só não o fiz porque eles aceitaram o meu desafio: Trazer aqui a casa uma equipa técnica com um computador certificado por eles (para evitar as cenas de que a culpa é do meu computador), e que obtivesse os 20 megabits ligando-se ao meu router.
    Felizmente tal não chegou a ser preciso. A ver vamos se foi de vez...

    ResponderEliminar
  14. Caríssimos,
    não tenho nada a ver com a Zon, nem recebo nada deles, uma coisa é certa... pago por 10Mb, e tenho SEMPRE que testo a linha 10.7Mb

    E mais, consigo "chupar" a ligação ao máximo, em downloads, uso torrents com pouca frequência, mas quando uso... "não há pai".

    Pode ser sorte, pode ser o que quiserem, mas estou super satisfeito.
    Aqui onde moro, o Sapo ADSL só conseguia meter estáveis 1Mb ... e tinha cunha, que fez com que tivessem dedicado muitas horas a tentar obter o melhor sinal possível.

    ResponderEliminar
  15. O problema é que quando se liga para o suporte técnico a ligação fica a funcionar direito por umas horas.

    ResponderEliminar
  16. A questão que me parece ser importante relembrar, especialmente ao "padawan" que parece ter traumas anti-clientes: é que, cada cliente é *um* cliente.

    Todos nós conhecemos histórias de "clientes" que ligam para os serviços com questões absolutamente absurdas... Até admito que sejam a grande maioria deles.

    Agora... o que não admito é que, ao ligar para lá, com todos os factos bem documentados, após ter feito figura de "macaco" a repetir todos os procedimentos possíveis e imaginados pedidos pelos serviços, ser tratado como uma "besta" que não percebe nada daquilo.

    Aquilo que se tem passado com o Mário Ferreira, por exemplo, é mais um desses casos: ele sabe bem do que fala, já fez 1001 testes para garantir que o problema não é dele; mas no entanto, continuam a dizer que sim...

    O que vale é que ele não é rapaz para ficar quieto, e aguardo pelo desfecho da situação... :)

    ResponderEliminar
  17. Tenho ZON já há bastantes anos.
    Da última vez que me queixei da velocidade no forum, telefonou-me um técnico (que ao contrário do habitual parecia perceber do assunto) que me informou que não havia problema nenhum na minha ligação, e que a razão de não estar a conseguir a velocidade contratada era porque a minha zona residencial estava congestionada.
    Como não podiam dar um prazo para resolução, já que envolvia melhoramento na estrutura, disse-me que iam descontar 10€ por mês até a situação estar resolvida.
    Apesar de tudo gostei da sinceridade e o que é certo é que a factura passada já vinha com o tal desconto.
    Já por várias vezes pensei em mudar de ISP, mas pelo que vejo, todos têm problemas.

    ResponderEliminar
  18. @networkpadawan2/11/10 17:10

    como lido com ambos os lados...sou cliente e "aturo" clientes, compreendo..ou melhor tento compreender os 2 lados...e uma coisas que os clientes devem aprender é que não..não tem sempre razão... mas claro que todos gostavamos que isto acontecesse xkcd.com/806 ...mas eu tb gostava que o mecanico ou o banco não me enganasse...mas isso não acontece! Devemos sim é já ter as armas para responder ao "não tem internet? então envie me o seu ip por email" com educação e pedir para escalar as coisas como de direito...pq nem sempre os gajos da 1a linha tem culpa, tem mesmo que dizer "olhe ta tudo bem" pq se enviarem para os da 2a linha...esses, que nao percebem muito disto...vao responder que esta mesmo tudo bem, pq acreditam na fé ou qualquer coisa do genero...

    ResponderEliminar
  19. @networkpadawan2/11/10 17:13

    e sim Carlos, tenho varios traumas com clientes, alguns pq são umas bestas, outros pq passam por tecnicos que nao o sao...quem entende da coisa, faz como eu. liga diz que não dá pede para escalar e desliga a chamada, aguardando como o comum mortal que ou alguem faça algo.. ou que a fé e o tempo cure tudo e me leve e traga os meus packets de novo:)

    ResponderEliminar
  20. networkpadawan: eu percebi que nao estas a defender os ISPs, nem os users :oP
    Estas e contra todos...lol.

    ResponderEliminar
  21. @networkpadawan

    Compreendo perfeitamente, eu próprio - que mesmo no auge da situação "anti-traffic shaping" farto até às pontas dos cabelos, sempre fui educado e correcto com quem me atendia; não imagino o quanto sofrerá um "atendedor" numa linha de apoio de um ISP.

    Aliás, nem sei como é que não é de lei que este tipo de trabalho apenas pudesse ser feito por 2 ou 3h diárias, e logo seguido de uma sessão relax, com massagem e jacuzzi, para que as pessoas não dêem em loucas!
    :)

    ResponderEliminar
  22. Carlos: tens toda a razao no que dizes! E isso e o que me irrita para caracas. Ligar para um ISP, ter feito todos os testes e mais alguns (para nao desperdicarmos o nosso e o tempo deles) e os sacanas dizerem que o problema e nosso...

    A ultima vez que sofri disso foi com a AT&T que tambem insistiam que o problema devia ser do meu telemovel, da Apple ou da minha cidade (quando estavam centenas de gajos a queixarem-se em forums sobre problemas por todos os Estados Unidos)!

    Felizmente ja resolveram e ate acabaram por me dar um credito mas so quando fui a uma loja e depois respondi a um survey negativamente, dizendo que nao me ajudaram em nada e mais nao sei o que (ai ligou-me logo o manager da loja)...

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. @networkpadawan2/11/10 17:30

    @Carlos esse devia ser sempre o espirito...pois às vezes até ajuda a um colaborador fazer um "algo mais" para tentar no minimo acelerar o processo...

    Olha isso é que era uma ideia! por favor que os "the power tha be" que arranjem forma de isso acontecer, ao menos era alguma motivação enquanto não se arranja nada melhor:p

    @Luis, lol. Estou contra todos pois já tive casos em que tanto os clientes como superiores...não percebem nada daquilo que querem...! mas Luis o problema so pode ser, das 3 uma, do local, da zona ou do sitio onde te encontravas:)

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Por acaso devo dizer que a ZOn por cabo aqui melhorou bastante no último mês, nem TS faz que esteja a ver.

    ResponderEliminar
  26. Sou cliente Zon, desisti dos 100 Mbits pois raramente conseguia mais do que 20 Mbits. Agora tenho contratados os 50 Mbits e neste momento, 14:50 acusa 20 Mbits apenas. Mais logo à noite irei ter o costume.. menos de metate ou seja cerca de 5 a 8 Mbits. Venho a reclamar velocidades lentas desde Janeiro e nada se altera. E ainda por cima, nem posso mudar para um tarifario mais baixo pois pelo que me disseram, perco 30 e tal canais de televisão!

    ResponderEliminar
  27. Boas,

    Eu tenho MEO fibra. Vocês sabem de algum site fiável que faça testes ao Traffic Shaping?

    cumps
    Paulo Vieira

    ResponderEliminar
  28. Eu tenho MEO Fibra 100 Megas, e estou bastante satisfeito, até tenho mais upload do que o contratado 23.4 Mbps e o meu download é 90.9Mbps

    A lentidão que posso ter em alguns dowload´s é sempre devido a terceiros... poucas seeds por exemplo.

    ResponderEliminar
  29. Tenho Zon e continuam a fazer traffic shaping, basta fazer o simples exercicio de estar a fazer download por torrent e depois ligar-me por VPN (a velocidade normalmente quadriplica durante o dia)

    ResponderEliminar
  30. tenho a porra da ZON... e com internet de 50megas... e nos ultimos meses tenho atingido valores de 8Mb.. bela merda.. e depois dao tangas do tipo.. que a zona está em manutenção e que vai demorar 3 meses.. so os mandar para um sitio....
    Quanto a isso de dizerem que a culpa é do PC do cliente.. tbm ja me disseram.. a burrice deles.. q até me diziam q a culpa era de ter mac.. e que tinha de arranjar um PC com windows para fazer os testes.. grandes ursos xD

    ResponderEliminar
  31. @guetizo

    Tens aqui um teste para isso:
    http://broadband.mpi-sws.org/transparency/glasnost.php

    ResponderEliminar
  32. Andava eu a pensar em mudar uma das linhas para ZON (fibra/coaxial) mas após ver vários exemplos de alguns amigos acho que é melhor ficar como estou. O que disseste agora apenas reforçou a decisão.

    @braço.

    PS: Eu adoro os meus clientes e como tal eles tem sempre razão!
    Mas isso sou eu que preciso deles para sobreviver.

    ResponderEliminar
  33. Como disse, os meus problemas com a ZON estão, pelo menos temporariamente resolvidos.
    Eis aqui alguns resultados obtidos por WIFI no meu iPhone usando a App do Speedtest para o servidor da ZON em Lisboa (o do Porto dá erro). Isto para garantir que não há spywares ou viroses, apesar de os valores baterem certo com os do computador.

    2010-10-12 19:35, Download 5675, Upload 953,59
    2010-10-19 20:18, Download 5420, Upload 948,93
    2010-10-20 22:33, Download 1628, Upload 951,61
    2010-10-21 22:45, Download 1799, Upload 939,78
    2010-10-29 22:41, Download 2073, Upload 951,50
    2010-10-30 22:05, Download 1034, Upload 954,118

    No dia 31 dá-se o tal milagre da multiplicação dos pães. Eis os valores que estou agora a obter:

    2010-10-31 18:21, Download 19414, Upload 951,91
    2010-11-01 08:10, Download 19566, Upload 952,46
    2010-11-02 20:09, Download 18964, Upload 955,51
    2010-11-02 21:09, Download 19382, Upload 951,59
    2010-11-02 22:01, Download 18365, Upload 951,66

    Agora só espero que se mantenha assim.

    PS: No computador os valores são um bocadinho mais altos, atingindo os 21 Mbits Download e 1,03 Mbits Upload.

    ResponderEliminar
  34. epa, eu por acaso, desde que meti 20Mb há uns anos não tive razão de queixa, tirando um ou outro dia que chove muito e trovoada e assim não costuma falhar a net, e velocidades é o mesmo, normalmente os testes no SpeedTest são bons, dizia sempre uns 18 quando tinha 20 (sim, não são 20 mas não é nada dos ter 5 a pagar 50) e agora com 50 diz-me sempre uns 49-48... ah, e agora durante este mês que eles aumentaram para 100 tinha 97, mas pelos vistos sou a excepção a regra

    ResponderEliminar
  35. ah, esqueci-me duma coisa no comentário anterior, os uploads normalmente estão quase a 100% também, apenas com decimais de diferença

    ResponderEliminar
  36. "epa, eu por acaso, desde que meti 20Mb há uns anos não tive razão de queixa, tirando um ou outro dia que chove muito e trovoada e assim não costuma falhar a net, e velocidades é o mesmo, normalmente os testes no SpeedTest são bons, dizia sempre uns 18 quando tinha 20 (sim, não são 20 mas não é nada dos ter 5 a pagar 50) e agora com 50 diz-me sempre uns 49-48... ah, e agora durante este mês que eles aumentaram para 100 tinha 97, mas pelos vistos sou a excepção a regra"

    Não meu caro não és uma excepção á regra há muitíssimos clientes assim satisfeitos,mas como é costume do bem raramente se fala agr do mau á pano para mangas,
    e eu falo por experiência própria,estou em cantacto com clientes zon , todos os dias, e tipo em 50 secalhar 10 estao insatisfeitos
    mas sabem o k me dá prazer é "roubar" clientes a outras operadoras pk estao insatisfeitos e dps até me arranjam mais clientes,de outras operadoras pk realmente a zon funciona,mas claro k nenhuma operadora consegue 100% de satisfaçao,ás x á clientes k estao insatisfeitos com coisas insignificantes k é a maioria sejamos realistas,tipo "ai a minha tv nao funciona,nao consigo mudar o canal",dps vamos a ver é o cliente k nao sabe usar o comando,lol,mas a culpa é logo da operadora,

    ResponderEliminar
  37. Aqui vai mais um testemunho:
    Coloquei esta Fibra da Zon, em Penafiel, onde a ZON tem uma zona de testes para fibra até casa do cliente. O problema já tem 2 meses, mas independentemente das inúmeras tentativas dos técnicos para conseguirem ter o serviço a funcionar em ordem... nada.
    1º - O ZON HUB é aquele antigo, que para quem tinha mais de 4 equipamentos ligados entrava em load e não se arrasta...
    2º - No serviço com coaxial é possível comprar-se um router em condições e fazer bridge na porta 4... este "novo" sistema de fibra não permite bridge no mesmo tipo de ZONHUB...

    3º Soluções: Nenhuma

    Ou se troca de operador ou nada... Não podemos ligar outro router na rede para usar o ZONHUB apenas como simples modem... não podemos pedir outro modelo de equipamento pq não existe para este tipo de ligação... logo, agarram-se.

    Jão me trocaram o router, fizeram testes intermináveis, e ao fim de 2 meses, por ter mais de 4 computadores tenho de reiniciar o router a todas as horas...

    Fujam desta fibra da ZON... a não ser que a queiram para 1 ou 2 computadores e para isso qualquer velocidade ou tipo de ligação servem...

    Tenho um serviço no Porto da ZON à antiga (coaxial) e funciona bem há alguns anos - claro, com outro router a gerir a rede e não o ZONHUB.

    Se a ZON andasse por aqui a ler estas coisas dáva-se ao trabalho de repensar o equipamento que tem... os IT's da ZON só inventam, parecem de uma empresa de "ponta" que conheci há uns anos em África...

    NUNCA METAM FIBRA DA ZON DENTRO DE CASA SE TÊM MAIS DO QUE UM COMPUTADOR... Grande treta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes usar o ZON HUB como modem... foi como eu fiz:
      http://abertoatedemadrugada.com/2012/09/zon-iris-zon-hub.html

      Obriga a entrar como utilizador especial, mas imagino que se te preocupas com isso não terás dificuldade em configurá-lo como descrevi (ou como bem quiseres).

      Eliminar
  38. Aqui vai mais um testemunho:
    Coloquei esta Fibra da Zon, em Penafiel, onde a ZON tem uma zona de testes para fibra até casa do cliente. O problema já tem 2 meses, mas independentemente das inúmeras tentativas dos técnicos para conseguirem ter o serviço a funcionar em ordem... nada.
    1º - O ZON HUB é aquele antigo, que para quem tinha mais de 4 equipamentos ligados entrava em load e não se arrasta...
    2º - No serviço com coaxial é possível comprar-se um router em condições e fazer bridge na porta 4... este "novo" sistema de fibra não permite bridge no mesmo tipo de ZONHUB...

    3º Soluções: Nenhuma

    Ou se troca de operador ou nada... Não podemos ligar outro router na rede para usar o ZONHUB apenas como simples modem... não podemos pedir outro modelo de equipamento pq não existe para este tipo de ligação... logo, agarram-se.

    Jão me trocaram o router, fizeram testes intermináveis, e ao fim de 2 meses, por ter mais de 4 computadores tenho de reiniciar o router a todas as horas...

    Fujam desta fibra da ZON... a não ser que a queiram para 1 ou 2 computadores e para isso qualquer velocidade ou tipo de ligação servem...

    Tenho um serviço no Porto da ZON à antiga (coaxial) e funciona bem há alguns anos - claro, com outro router a gerir a rede e não o ZONHUB.

    Se a ZON andasse por aqui a ler estas coisas dáva-se ao trabalho de repensar o equipamento que tem... os IT's da ZON só inventam, parecem de uma empresa de "ponta" que conheci há uns anos em África...

    NUNCA METAM FIBRA DA ZON DENTRO DE CASA SE TÊM MAIS DO QUE UM COMPUTADOR... Grande treta.

    ResponderEliminar