2010/11/05

Análise Samsung Galaxy Tab


Depois de alguns atrasos, eis que finalmente recebi o ansiosamente aguardado Galaxy Tab da Samsung.

Este tablet Android de 7" vem desbravar um novo segmento de mercado, que muitos olham com desconfiança semelhante à que acompanhou o lançamento do iPad.

Produto revolucionário, ou tentativa falhada de conseguir combinar as vantagens dos tablets de maiores dimensões com a portabilidade de um smartphone grande... é o que vamos descobrir!

Vamos então ver o que nos oferece este galaxy Tab.





Especificações
  • CPU  ARM Cortex A8 a 1 GHz processor; Gráfica PowerVR SGX540
  • LCD TFT de 7" (600x1024) 16M cores, com Touchscreen capacitivo multitouch
  • 512MB Ram
  • 16/32GB Flash
  • Cartão microSD até 32GB
  • Câmara: 3.15 MP, 2048x1536 pixels, autofocus, LED flash, Geo-tagging
  • Video HD 720x480@30fps
  • Câmara frontal de 1.3MP
  • 3G HSDPA, 7.2 Mbps; HSUPA, 5.76 Mbps
  • WLAN Wi-Fi 802.11 b/g/n
  • Bluetooth v3.0 com A2DP
  • GPS
  • Android 2.2 (Froyo) - Upgrade para 2.3 e 3.0 anunciados
  • Dimensões 190.1 x 120.5 x 12 mm
  • Bateria Li-Po 4000 mAh
  • Peso 380g

Outros
  • Acelerómetro, sensor giroscópico de 3 eixos, bússola digital, sensor de proximidade, teclas touch sensitive
  • Tipos de alerta:  Vibração; MP3, WAV ringtones
  • Colunas stereo, ficha headphones de 3.5mm
  • TouchWiz UI, Swype text input, Full HD video playback, 7h movie playback, TV-out
  • MP4/DivX/WMV/H.264/H.263 player
  • MP3/WAV/eAAC+/AC3/FLAC player
  • Thinkfree Office (Word, Excel, PowerPoint, PDF)
  • Adobe Flash 10.1 support 




Primeiras impressões

O primeiro sentimento que nos assola quando pegamos num galaxy tab pela primeira vez é, obviamente, o seu tamanho.

Com um ecrã LCD de 7", este tab faz com que o Galaxy S - considerado grande por muitos - pareça um pequenote!



A parte traseira, em plástico, contrasta com o ecrã frontal à prova de riscos - não é difícil imaginar que após umas semanas de uso, a parte plástica esteja completamente riscada caso não se use uma capa protectora. De resto, as semelhanças com o Galaxy S são bastantes: camara traseira (aqui com flash), câmara frontal, colunas, microfone, slot para micro SD e cartão SIM.

A qualidade de construção é excelente e dá uma sensação de solidez e robustez que nos permite andar com ele no dia a dia sem medo que se "desfaça" ao mínimo impacto.





Infelizmente neste tab a Samsung optou por utilizar uma ficha proprietária em vez da tradicional micro USB - uma ficha em tudo semelhante às utilizadas pela Apple, mas "invertida"! (Imagino a quantidade de pessoas que irá tentar encaixar umas nas outras.)



Noutro pormenor mais insignificante, é pena que as teclas sensíveis ao toque (iluminadas) se apaguem passados poucos segundo. Seria bem mais agradável que, por exemplo, baixassem o nível luminoso para um valor mais baixo, mas continuassem visíveis. Mas, imagino que ao fim de uns dias de uso continuado, se decore a posição dessas "teclas".


Outro pormenor que parece menos bem conseguido, são os parafusos na parte inferior, perto da ficha e colunas...


Visibilidade no Exterior

O ecrã LCD do Galaxy Tab é bastante reflectivo, e complica um pouco a vida a quem usar no exterior sob sol intenso. No entanto, não é "tão" mau como algumas das fotos fazem prever (as fotos ficam sempre pior do que é na realidade... por culpa da polarização.)


O mais aproximado serão as fotos onde o ecrã é mais visível e legível. Com o brilho no máximo, o Tab é utilizável no exterior, à semelhança dos equipamentos com ecrãs LCD recentes e de boa qualidade.


O formato 7"

Bons equipamentos Androids já temos - como é o caso do Galaxy S também da Samsung - mas desta vez a Samsung apostou num formato diferente: a meio caminho entre um smartphone e um "tablet".
Embora se destinem a funções diferentes, as comparações com smartphones mais pequenos e tablets de maiores dimensões tornam-se inevitáveis.


Galaxy Tab e MacBook Air




Galaxy Tab e Galaxy S e iPhone 4





Galaxy Tab e iPhone 4




Galaxy Tab e iPad




Pessoalmente, continuo a preferir o formato mais portátil de um smartphone de 3.5-4". No entanto, é inegável que um mini-tablet de 7" tem as suas vantagens: sendo ainda facilmente transportável (sem comparação com um tablet de 9 ou 10"), e muito mais confortável para escrever no teclado virtual, ver filmes, ler eBooks e navegar na web.

Comparação do Galaxy Tab com o iPad



A câmara



Embora comparativamente ao seu pequeno irmão Galaxy S tudo pareça ter aumentado, a câmara viu a sua resolução reduzida para 3MP.
Não é algo que me pareça problemático, pois sempre disse que é preferível ter menos pixéis... desde que sejam bons! Para além disso, passa a contar com Flash, tendo também uma câmara frontal de 1.3Mp, bastante útil para videochamadas.

Ao contrário de alguns equipamentos Android cuja câmara demora longos minutos a "arrancar", no Galaxy Tab tudo se processa de forma quase imediata. E tal como é já é habitual, a App da câmara da Samsung inclui alguns modos interessantes, como o reconhecimento de rostos e sorrisos, e a capacidade de tirar rapidamente fotos panorâmicas:



Para o efeito que se pretende, a câmara do Galaxy Tab é mais que suficiente, sendo capaz de captar imagens nítidas e até gravar vídeo em HD.

Fotos com o Galaxy Tab


 Fotos com iPhone 4 (para efeitos de referência/comparação)



Vídeo HD 720 gravado com o Galaxy Tab





Em funcionamento

Embora o Galaxy Tab possa ser utilizado como telefone, rapidamente vemos que tal não é muito prático ou aconselhável: é que o microfone está colocado na parte superior da lateral esquerda, e as colunas estádio na parte inferior - ou seja, exactamente o oposto do que seria desejado para esta função.
Mas, também não será esta função primordial de quem procura um equipamento deste tipo.




Como se comporta então enquanto Tablet?

Muito bem!

A estranheza inicial devido ao seu tamanho depressa se dissipa, e o seu funcionamento decorre de forma tão ou mais fluida que num Galaxy S, sem parecer ser afectado pela resolução extra do ecrã de 7".




Para quem não tiver as mãos pequenas, o Tab é confortavelmente segurado com uma única mão, ficando a outra livre para o utilizar.
(Para referência, todo este artigo foi escrito no Galaxy Tab, usando o fabuloso teclado Swype.)




Tudo o que fizerem num "pequeno Android" torna-se igualmente possível e até mais prático de fazer neste Tab, em virtude da resolução superior e tamanho. Navegar na net, editar documentos, gerir calendários, ficheiros, fotos, ler eBooks e PDFs, ou aceder remotamente a computadores torna-se num autêntico prazer.

Nem sequer a componente lúdica está esquecida, com várias empresas de videojogos a apostar fortemente no Galaxy Tab, como é o caso da Gameloft.

A autonomia é que poderá variar drasticamente: se restringindo o seu uso a redes WiFi consegui utilizar o Galaxy Tab por mais de 2 dias com uso moderado, a coisa muda de figura quando se usa o equipamento com dados em modo 3G - como será mais natural utilizá-lo. Nesse caso é melhor não contar com mais que um dia de uso normal... Segundo a Samsung, em visualização de vídeo contínua, o Galaxy Tab aguenta 7h.

Vídeo do Galaxy Tab em funcionamento - inclui mini-comparação com o Galaxy S :)




Apreciação Final

Este Samsung Galaxy Tab é um produto corajoso. Sendo invariavelmente comparado com o Galaxy S e com o iPad, nenhuma dessas comparações faz realmente sentido. Trata-se de um novo formato, que tenta satisfazer as necessidades daqueles para quem o iPad é grande demais, e um Galaxy S pequeno demais.




Peca unicamente por ter um preço demasiado elevado (aproximadamente 600/700€ dependendo da versão): muitas das pessoas a quem o mostrei "queixavam-se" disso mesmo; "... se fosse mais barato nem pensava duas vezes..."- diziam.

Para além disso, torna mais evidente a necessidade de planos de dados mais ajustados a esta nova realidade por parte das operadoras. Muitos potenciais clientes não estarão dispostos a pagar ainda mais uma mensalidade para além das que já sobrecarregam o seu orçamento mensal.



Apesar de tudo isto, acredito que há pessoas para quem este Galaxy Tab oferece tudo aquilo que procuravam: uma área e resolução de trabalho superior à de um smartphone aliada a uma mobilidade superior à de um tablet como o ipad. Tal como disse, este artigo foi escrito num Galaxy Tab, enquanto estava sentado numa cadeira; numa situação onde não seria prático usar um netbook, e onde escrever tanto texto num smartphone seria igualmente impensável. Foi a prova perfeita de que este tablet oferece o melhor dos dois mundos, num formato que muitos apreciarão.


Samsung Galaxy Tab


Pros
  • Desempenho
  • Formato
  • Actualização "quase garantida" para Android 3.0

Contras
  • Preço
  • Mensalidade "extra"

Galeria de fotos:

29 comentários:

  1. Excelente matéria.

    Aqui no Brasil ele irá chegar por 1500,00 dolares. Ainda não sei a data certa.

    Mas não sei se esses novos SO de celulares substitui os SO de computadores normais.

    Digo isso porque acabei comprando o Galaxy S, ele é excelente em tudo, com mais um pacote de dados para internet, ele faz 90% do que eu realizava no meu netbook. Como receber e-mails, ficar conectado ao messenger, ter acesso a internet e youtube a qualquer hora e lugar, gps, google street view, skype, além dos jogos e outros aplicativos interessantes baixados pelo android market.

    E com o Flash, pode-se ver diversas páginas de internet no seu formato original, o que é muito bom. Mas acabei encontrando dificuldades para acessar o Home Broker, por onde trabalho. Algo essencial para mim. Talvez eu seja um caso isolado, mas para o meu uso, o SO de um celular ainda não me dá 100% de acesso a todos os sites que utilizo.

    Importei dos Estados Unidos o meu Vaio X1 por 1600,00 dolares, rodando Windows 7. Se comparar um preço com o outro (no mercado brasileiro), ainda prefiro meu Vaio. Pesando somente 640gr, bateria de 8hs e acessando todo tipo de sites, ele pode não rodar programas pesados, (para isso tenho meu desktop) mas ainda é minha ferramenta de trabalho perfeita.

    Sobre portabilidade, nada ganha de um smartphone que se carrega no bolso.

    Para smartphones, os SO atuais estão de parabéns, mas ainda não trocaria um netbook com SO Windows 7 por um Tablet com SO de celular. (independente de ser do google ou da Apple)

    Pessoalmente, ainda não vejo um uso real de um Tablet, o que ja vinha dizendo desde o lançamento do iPad. Ainda mais para quem já tem um iphone4 ou um smartphone com Android.

    De momento com um desktop, um netbook e um Galaxy S de 4" já preenche todos os campos por onde poderia querer me conectar a rede.


    Mas como um geek, sempre é interessante ver as últimas novidades que aparecem no mercado.

    ResponderEliminar
  2. Para alem dos 600 e tal €€ ainda há mensalidade?!

    ResponderEliminar
  3. @metRo_
    Pois... é um cartão SIM como qualquer outro, com um plano de voz/dados que lhe meteres.
    (Claro que podes não meter nenhum e usar em WiFi only... Mas isso vai um pouco contra o que se pretende de um mini-tablet "mobile")

    ResponderEliminar
  4. Ainda o acho muito caro para o hardware que é!
    Um um tablet, digno desse nome devia ser abaixo dos 300€, por 600€ não vejo a vantagem do bicho...

    ResponderEliminar
  5. Abaixo de 300€, nesta altura, seria difícil: basta olhar para o Galaxy S, que é vendido a +/- a 450€.

    Claro que também gostaria de o ver a metade do preço, mas para lançamento... seria bom se pudesse ter ficado na barreira psicológica dos 499€.
    (Com os operadores a oferecerem negócios de 249€ em troca de fidelização.)

    ResponderEliminar
  6. Gostei da analise mas acho que tenho um ou dois pontos a criticar. Do que conheço, acho que não vais levar a mal.

    Não percebo muito bem os contras que usaste.

    Quanto ao preço, todos sabemos que um smartphone anda por volta destes valores e não seria lá muito esperado um tab muito mais barato apesar de ser o que todos queremos. Comparativamente ao iPad acho que os preços são "os mesmos". Não acho justo ser comparado o iPad WiFi-only contra um Samsung Tab 3G+WiFi. E atendendo que vai surgir um modelo sem 3G (http://www.intomobile.com/2010/10/29/samsung-gt-p1010-is-the-galaxy-tab-without-3g/) não me parece que seja demasiado especular que virá com preços semelhantes aos correspondentes iPad.

    Quanto à mensalidade que é "necessária", e o mesmo que dizer que um smartphone necessita desse serviço de dados e que sem ele não é "utilizável". Reconheço que é realmente útil ter esse extra mas não me parece indispensável e não vai ser essa ausência que vá comprometer a utilização regular de um smartphone, muito menos de um tablet.

    Acho que um contra que faltou foi o facto de nem todos os programas maximizarem para este formato de forma natural (tenho ideia que vi algures um programa extra para fazer isto no entanto).

    A autonomia não deveria ser um "a favor"? 2 dias de WiFi only, 1 dia em 3G e 7h em video continuo parece-me algo espectacular.


    Estava à espera de uma referencia à facilidade/dificuldade em ler num ecran de 7'' sem ter de fazer zoom. Procurei ver isso no video em que usas o browser mas preferia uma opinião de um utilizador. É fácil de navegar sem zoom com o Tab na posição 'vertical'? É mais muito mais fácil de ler com o Tab na posição horizontal? E o navegar?, fica mais fácil em que posição do Tab? Como comparas em relação ao um iPad neste aspecto?

    E ver videos/series/filmes? Aconselha-se ou "é demasiado pequeno"?


    Por fim: achaste algum 'Lag' no Samsung Galaxy S ou neste Tab? Li algures que parece que aquilo que por vezes se aceita como "deve ser normal" afinal pode ser corrigido.



    uff!! acabei ;)

    ResponderEliminar
  7. Há algo que me faz um pouco de confusão.
    O carregamento de páginas é algo lento e imagino que no ipad talvez ainda seja pior. Há muita gente que diz que este é um excelente formato para navegar. Contudo, se eu tivesse de esperar pela abertura de uma página no meu PC como é preciso fazer nestes dispositivos dava em doido.

    ResponderEliminar
  8. @Salgado

    Claro que não levo a mal: todas essas críticas são bem vindas - é assim que tentarei fazer cada vez melhor. :)

    O preço dei como contra por não estar a gostar da inflacção que os fabricantes nos estão a tentar impingir. Foi como disse: para alguns, os 600€ pedidos serão bom negócio. No entanto... para a grande maioria das pessoas - confirmado por praticamente toda a gente a quem o mostrei - é que não estão dispostos a pagar 600€ por ele.

    Quanto à mensalidade: embora seja possível sobreviver sem ela, torna-se ainda menos justificável o preço. Pagar por um equipamento 3G para depois não o usar? Para isso mais vale esperar pelo tal modelo sem 3G e ver para que preço ele vai.

    Quanto aos programas usarem a resolução total: pensei que fosse realmente um problema. Mas na realidade, fiquei surpreendido com um grande número de Apps que usaram todo o ecrã sem problema. Excepção feita a um ou dois jogos que experimentei (muitos outros funcionaram sem problemas.)
    No pior dos casos, ficava tipo "iPad" a correr uma App de iPhone: o ecrã centrado com uma imagem de menor resolução com uma margem negra à volta.

    Com o surgimento do Android 2.3 e 3.0, imagino que todas as Apps fiquem preparadas para suportar as resoluções dos tablets.

    A facilidade de ler no ecrã de 7", é a que se pode esperar de um ecrã de 1024x600. Dá-te alguma resolução extra relativamente aos ecrãs de topo actuais: 800x480 e 960x480; que é sempre bem apreciada.
    Navegar, na net prefiro em modo vertical, já que os 600px de altura são já demasiado "clasutrofóbicos" para serem usados.

    De qualquer forma, navega-se pelas páginas de forma rápida e sem grandes atrasos (os atrasos de carregar a página - para além de ser relativamente pesada, deviam-se também à ligação).
    Em relação ao iPad, o tablet da Apple continua a ser mais fluido, mas já sem ser por uma grande margem: e não esquecer que no Tab podemos correr Flash - mesmo que "aos solavancos". :)

    Ver filmes... já devem saber que não sou apologista de ver filmes em ecrãs inferiores a 40-50". Mas sim: se não imagino ver um filme num iPhone, num Tab já poderia considerar essa possibilidade. (E adapta-se muito melhor a sistema de entretenimento/navegação num automóvel, por exemplo.)

    Quanto ao lag, não há lag em especial a anunciar (que eu tenha notado nos dias em que o usei); embora imagine que possa tornar-se ainda mais rápido se/quando levar aquelas optimizações "lag-fix" que têm surgido no Galaxy S.

    @Anonimo

    Podes experimentar limpar a cache e ver o tempo que demora a carregar totalmente esta página, em qualquer browser. Tenho ali de lado vários widgets que demoram bastante tempo a "carregar" e atascam os browsers... e que se notam mais nos mobile.
    Com as páginas já "cachadas", mesmo nos mobile as coisas funcionam de forma bem rápida e fluida.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. "No entanto... para a grande maioria das pessoas - confirmado por praticamente toda a gente a quem o mostrei - é que não estão dispostos a pagar 600€ por ele."

    Não estão dispostos a dar 600€ por este tablet ou "600€ não é preço para tablets"?

    ResponderEliminar
  11. Cada caso será um caso. Mas o consenso é que por 600€ prefeririam investir num tablet "maior".

    O que me parece é que está demonstrado que a maior jogada de Steve Jobs, e que estará agora a dar frutos: foi ter colocado o iPad a um preço "revolucionário".

    A verdade é que ainda não surgiu nada a preço semelhante que ofereça uma experiência semelhante: e quando se aproxima, como é o caso deste Tab; torna-se difícil justificar que um aparelho mais pequeno custe tanto como o outro maior.
    (Mesmo se isso já acontece com os smartphones - veja-se o caso do iPhone, bem mais caro que o iPad.)

    Mas como disse, vai ser interessante ver a reacção do mercado a tudo isto: e que tal se comportará o Tab a nível de vendas; depois do Galaxy S se ter comportado da forma que sabemos.

    ResponderEliminar
  12. Não concordo que maior é melhor mas compreendo.

    Eu tenho mais fé nos tablets mais pequenos. Acho que os maiores são demasiado "notebooks"... Ou os notebooks são demasiado tablets... =P

    Para o ano já se vê como vai evoluir.

    ResponderEliminar
  13. Paulo Costa5/11/10 16:06

    Gostaria de saber se este equipamento funciona com videochamadas para qualquer telemóvel. Obrigado.

    ResponderEliminar
  14. Durante todo o tempo que o usaste nunca se arrastou? Eu estive com um e ao fim de dois minutos na página do windguru... LAG! Falo de lag de zoom e pan, e não problemas de carregamento da página, que até foi muito rápido (wifi). Há que distinguir entre lentidão da rede e lentidão do aparelho.
    Concordo que está CARO. E uma placa 3G nunca vale essa diferença. Marketing puro e duro. Noutros tempos de crédito fácil, talvez se vendesse bem, nestes tempos de crise, acho que vai atascar nos armazéns. Pode ser que depois do Natal caiam na realidade e o levem para um preço mais apetecível (metade :)). Quanto à «mensalidade», aqui o problema é dos operadores móveis que não fornecem soluções unificadas com vários cartões e vários serviços no mesmo cartão. A tecnologia permite, o marketing insiste no erro.
    Pessoalmente, esta poderia ser uma solução para substituir por completo o telemovel, recorrendo ao uso de um auricular (BT ou não), pelo menos nos dias de trabalho. Para as violências do fim de semana, lá teria que recorrer ao telemovel. Mas já hoje recorro a um telemovel barato, por isso....

    ResponderEliminar
  15. @Paulo
    Para *qualquer* telemóvel não... (olha o que seria ligares para uma cabine telefónica! ;)

    De resto, funcionará com qualquer programa Android que suporte a câmara.
    Videochamadas "puras", não experimentei - já que... não conheço ninguém que as use (sem ser as tais via uma App de videochamada.)

    ResponderEliminar
  16. @w3rm

    Não, não notei lentidões desse tipo.
    É certo que raramente deixava ter muitra tralha em memória... (quando tinha 6 ou 7 apps no "gestor", ele ficava vermelho e eu ia lá "eliminar" tudo) - mas nunca senti que ele ficasse mais lento devido a isso.
    É certo que também tinha o load dos flash seleccionado para "só carregar quando eu quisesse". Com o flash sempre activo, o scrolling ficava um pouco mais saltitante...

    ResponderEliminar
  17. A estratégia da Samsung é interessante, mas arriscada. Ao escolher um formato de 7" evita o confronto directo com o iPad e por outro lado consegue controlar o preço do equipamento, mantendo-o de algum modo competitivo. Como disse o Carlos e muito bem, se há coisa que o preço deste tablet vem demonstrar é que o iPad tem um preço muito agressivo.
    Contudo, a estratégia é arriscada, porque o form factor escolhido não é "carne nem peixe". É grande demais para se andar com ele no bolso e é pequeno demais para justificar andar-se com ele numa bolsa. Se o formato terá sucesso ou não só o tempo e o mercado o dirão.

    ResponderEliminar
  18. Paulo Costa5/11/10 16:43

    Na publicidade do equipamento, vi que há videochamada. Por isso gostaria de saber se é para só entre Samsung Tab <-> Samsung Tab através de uma aplicação própria. Tal como Facetime no iphone4 e ipod touch 4G.
    Pergunto se existe algum programa Android que use videochamadas para nokia com camara frontal por exemplo.

    ResponderEliminar
  19. Excelente análise, os vídeos estão muito bons e a com banda sonora ficaram ainda melhores :)
    Todo o artigo foi escrito com o swipe? Fantástico! Isto diz muito sobre a sua facilidade de utilização.
    Autonomia para um dia inteiro em utilização intensiva? Magnífico! Isto é algo que até hoje nunca consegui com nenhum dos meus dispositivos portáteis.
    Quanto à utilização para fazer chamadas, quando se utiliza um auricular bluetooth o tamanho do telefone é indiferente.
    Em relação ao conector há indicações de que poderá não ser um modelo proprietário mas sim um PDMI standard, abrindo a possibilidade de outras funcionalidades como USB on-the-go.
    Em conclusão: excepto no preço, este é para mim sem dúvida o aparelho mais apetecível actualmente no mercado e o mais próximo do ideal para o que eu pretendo no meu dia-a-dia.
    Infelizmente as operadoras móveis nacionais não têm ofertas de tarifários semelhantes a outros que existem pela Europa, como por exemplo: 350€ pelo aparelho, mais 35€/mês para chamadas+dados (com fidelização de 24 meses).
    Se fosse assim ia já buscar um, mas desta forma acho que vou esperar para ver as propostas dos fabricantes concorrentes que vêm a caminho.

    ResponderEliminar
  20. Algumas dúvidas em relação ao software incluído no SGT:
    As aplicações com dois paineis custumizadas pela samsung (email, calendario, etc) são uma mais valia?
    Os Readers Hub, Media Hub, Music Hub, que oferecem a possibilidade de fazer de download de livros, revistas, jornais, filmes, séries, músicas, estão disponíveis por cá.
    É possível (viável) fazer no edição documentos no SGT, utilizando a versão desktop do GoogleDocs no browser ou com o Thinkfree incluido?
    E por último,a appstore da samsung offerece alguma coisa de interessante?

    ResponderEliminar
  21. "muito mais confortável para escrever no teclado virtual, ver filmes, ler eBooks e navegar na web."

    brinquei um bocado com o Galaxy Tab que tem em exposicao na FNAC do Chiado e fiquei agradavelmente surpreendido. :)
    O tamanho e bastante adequado, o ecra nao e pequeno demais para um tablet.

    Se considerarmos que e-readers como o Kindle tem ecra de 6'' este produto veio colocar-se no mesmo nivel de portabilidade, o que acho que e uma boa aposta. Quem tem um e-reader e esta habituado a ler em varias posicoes sem sentir cansaco ao segurar o aparelho mais rapidamente se adaptara a este produto que ao iPad.

    Por isso este tab veio criar uma categoria diferente da do iPad: o tablet movel! O iPad sera mais um produto de ficar por caso e de usar no sofa enquanto o galaxy tab e mais um tablet para se transportar e usar em viagens, ou de andar com ele pela casa toda.

    Carlos gostava de te pedir que tentasses arranjar os novos tablets da Archos: o 70 e o 101. Um tem 7'' e o outro 10'' logo sao competidores directos do Galaxy Tab e do iPad e tem uma vantagem bastante grande: o preco. Adorava ver comparativos entre esses quatro produtos.

    ResponderEliminar
  22. Subscrevo o pedido do Rosmano. Uma análise aos archos vinha mesmo a calhar.

    ResponderEliminar
  23. No que respeita a dispositivos portáteis acho que não faz sentido aplicar a máxima do "maior é melhor".
    Todos sabemos que há tarefas que conseguimos fazer muito melhor num ecrã grande (desktop ou laptop). Por outro lado a grande vantagem de um smartphone que anda sempre connosco, é o facto de grande parte dessas funções serem imediatamente acessíveis em qualquer lugar.
    Se queremos portabilidade temos que estar dispostos a sacrificar alguma funcionalidade e vice-versa, mas na minha opinião, o formato 16:9 com 7" apresenta o compromisso ideal entre estas duas variáveis.

    ResponderEliminar
  24. @Jack

    Não perdi muito tempo a explorar as Apps específicas da Samsung, pois - embora as marcas estejam a optar por coisas desse tipo - não me parece que seja boa opção optar por sistemas proprietários, quando um ano depois se pode estar a trocar de aparelho por um de de outra marca e "perder" tudo isso.

    (Por outro lado, funciona quase como uma "prisão", quase obrigando os utilizadores que os queiram a manter-se na mesma marca - tal como acontece com o iTunes e Apps no iPhone!)

    Quanto ao thinkfree, sim, dá para desenrascar - foi nele que escrevi a review - embora ache que devesse ter um melhor desempenho.
    Fui obrigado a utilizá-lo quando, ao escrever a review no "Memo", cheguei ao limite máximo de caracteres! :)

    ResponderEliminar
  25. O que tinha falado:

    Scale Applications Properly on the Galaxy Tab
    http://www.xda-developers.com/android/scale-applications-properly-on-the-galaxy-tab/

    ResponderEliminar
  26. nuno Santos12/11/10 15:56

    Olá,

    li que dá para aceder a computadores remotos...como funciona? à lá Explorer do windows? é possivel descarregar um rar de um site e enviá-lo para o computador remoto via Tab?

    ResponderEliminar
  27. Sim, no Android podes fazer downloads de files, e depois fazer upload para onde quiseres (aí dependerá da App que usares.)

    ResponderEliminar
  28. @Nuno Santos
    Quando dizes aceder a computadores remotos, referes-te a isto?
    http://youtu.be/Rt6xo2LZeLc
    (Podes avançar o vídeo para os 3:50)

    ResponderEliminar
  29. nuno Santos12/11/10 17:46

    Nao queria dizer via Samba. Mas já agora fiquei a saber que era possivel remote desktop

    ResponderEliminar