2012/11/01
Desviar Asteróides com Bolas de Tinta
Um asteróide aproxima-se da Terra em rota de colisão, e tem o potencial de obliterar toda a vida no nosso planeta. O que fazer? Será que temos que tirar o pó ao nosso adorado filme Armageddon para seguirmos os seus ensinamentos?
Afinal... parece que a solução poderá ser bem mais simples e menos "estrondosa", e que usará apenas... bolas de tinta.
Caso o asteróide seja detectado atempadamente, este estudante do MIT propõe que sejam lançadas duas remessas de bolas de tinta - semelhantes às usadas no Paintball - que chocarão com o asteróide, tornando-o muito mais reflectivo. Graças a essa reflectividade acrescida, aliada ao impacto inicial das bolas de tinta, a pressão das partículas emitidas pelo Sol irá actuar mais sobre o asteróide, e assim alterar ligeiramente a sua trajectória... o que deverá ser suficiente para evitar o choque com o nosso planeta.
É o mesmo conceito das velas solares, já propostas como forma de propulsão no espaço. Aliás esta "pressão" luminosa do Sol é já algo que os cientistas têm que considerar para todos os objectos no espaço, e faz com que numa missão a marte, a trajectória final se desvie mais de 1000Km.
(Definitivamente, não queria estar no lugar daqueles que têm que calcular todos estes factores para saber como uma sonda ou satélite irá chegar do ponto de origem ao ponto de destino...)
Uma boa quantidade de bolas de tinta, presumo :)
ResponderEliminarAcho que confio mais no Stargate SG-1.
Outro dia activaram um hiperdrive num cometa que estava em rota de colisão com a Terra mas o hiperdrive fê-lo passar por ela e aparecer do outro lado sem consequências de maior.
Já experimentei e não resulta.
ResponderEliminarOutro dia disparei 3 bolas vermelhas para a lua e no dia a seguir um dos carros que estava estacionado ali ao pé ficou com uma mancha vermelha ou seja uma das bolas não acertou na lua, mas as outras 2 devem ter passado ao lado pois não vi sinais de terem caído e a lua apareceu outra vez no mesmo sítio toda de branco :P
XKCD relevante: http://what-if.xkcd.com/18/
ResponderEliminar