2013/04/24
Facebook testa WebP em vez de JPEGs
Quando se lidam com milhões de utilizadores por hora, todos os bocadinhos que se puderem poupar rapidamente se transformam em ganhos consideráveis. O Google, que tem sido pioneiro a maximizar a eficiência da web, já tentou poupar alguns KB dos jpegs, usando o seu formato WebP, que tem vindo a refinar e melhorar ao longo dos últimos anos, mas sem ter conseguido ainda convencer muita gente a utilizá-lo. Mas a coisa poderá estar para mudar, pois o Facebook começou a dar uso ao WebP para os utilizadores que usem browsers compatíveis com este formato (Chrome e Opera).
É uma alteração que ainda parece estar a ser explorada em fase experimental, mas que no entanto já tem levantado algumas críticas: pois o acto de gravar imagens da web já se tornou em algo bem comum, e que neste novo formato deixa os utilizadores com imagens webP que não conseguirão ver ou editar sem recorrer a programas que as reconheçam.
Por um lado, pode ser que assim os developers se apressem a levar o formato WebP mais a sério. E quem sabe... até pode ser o remédio "santo" para evitar aquelas pessoas que acham que colocar um JPEG de 4MB numa página web a servir de thumbnail é boa ideia...
Mas para que isso acontecesse, seria também necessário que os restantes browsers se dignassem a suportar o WebP (neste momento, o Facebook continua a enviar JPEGs para os browsers que não reconhcem os WebP - mas também bastaria deixar de o fazer para que a MS, Apple e Mozilla se sentissem pressionadas a adicionar o suporte nos seus Internet Explorer, Safari e Firefox.)
Por um lado é triste ver-se tanto esforço para criar uma web standard... e depois quando se chega aos formatos dos conteúdos... continua a ser a mesma salgalhada de sempre.
Serei só eu a achar que o FB é das coisas que mais net gasta?
ResponderEliminarNa minha muito pequena utilização do FB no telemóvel noto que é das aps que mais GB gasta.
Por exemplo, fazer upload de 3 fotos, convenientemente reduzidas para centenas de Kb, fez com que gastasse 6,7 MB enquanto que em 2 chamadas com video via skype só gastei 3,73 MB
para evitar aquelas pessoas que acham que colocar um JPEG de 4MB numa página web a servir de thumbnail é boa ideia, há solução há muito tempo, o problema é que quase ninguém conhece, é o image resizer, que fazia parte dos microsoft powertoys, antes só disponível para windows xp, mas já existe um clone para funcionar até ao windows 8:
ResponderEliminarImage Resizer (WinXP) (http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/downloads/powertoys/xppowertoys.mspx)
Image Resizer for Windows (Vista/Win7/Win8) http://imageresizer.codeplex.com/
Acabei de usá-lo para testar numa foto de 4608x3456 pixéis, 96 ppp, 24bits, formato JPG, velocidade do ISO ISO-80, com 3.86MB:
mantida a 4608x3456p, passou a 2,61MB
colocada a 1440x1080p, passou a 277KB
colocada a 1024x768p, passou a 156KB
colocada a 640x480p, passou a 74,5KB
colocada a 427x320p, passou a 43,5KB