2011/05/26

WebP mais Eficiente

O Google continua a melhorar o seu sistema de compressão de imagens WebP, que surge directamente relacionado com o WebM e o codec VP8.


O WebP consegue imagens com tamanho cerca de 30% inferiores ao JPEG, e que contam agora com uma descodificação que minimiza o efeito pixelizado nas arestas com forte constraste.


Na parte da codificação, o WebP passa a dividir a imagem em zonas distintas que possam necessitar parâmetros de codificação diferentes, oferecendo um resultado de superior qualidade.


O WebP vai sendo progressivamente utilizado por mais programas e serviços: o Opera e o Chrome já têm suporte nativo para o WebP (no caso do Chrome, a imagem pode começar a ser exibida à medida que vai sendo recebida); e - com poupanças de 30%, podem imaginar os muitos Petabytes de informação que uma empresa como o Google poderá poupar em serviços como o Gmail e Picasa Web Albums, que também já contam com suporte para WebP.

Para adicionarem o suporte nativo de WebP ao vosso Windows, podem usar o [WebP codec para Windows].

1 comentário:

  1. Pelo que li há uns tempos a Opera também já usa o WebP no Opera Mini para smartphones, para poupar no tráfego gasto. As imagens dos sites visitados com o Opera Mini são convertidas e comprimidas com WebP nos servidores da Opera.

    ResponderEliminar